Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atraso de voo faz brasileiros chegarem em cima da hora para o Mundial

Tenis de mesa paralímpico

16/10/2018 18h37

Tênis de Mesa Paralímpico

Atraso de voo faz brasileiros chegarem em cima da hora para o Mundial

Seis atletas do país estreiam nesta quarta no torneio disputado na Eslovênia. Seleção chegou à Celje na noite de terça e parte do grupo ainda conseguiu treinar

banner_tenis_mesa_paralimpico_mundial_2018_1130.jpg

O Campeonato Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico começa nesta quarta-feira (17.10), na cidade de Celje, na Eslovênia. E para seis dos 11 atletas do Brasil que disputam o torneio mais importante da temporada na modalidade, vencer o cansaço será o primeiro adversário que eles terão de superar.

O plano inicial do time brasileiro era desembarcar na Eslovênia no domingo (14.10) e, com isso, ter dois dias para treinar e se adaptar ao fuso horário de cinco horas a mais em relação ao Brasil. Entretanto, devido a problemas ocorridos no voo da Air France que decolou de São Paulo no sábado (13.10) e teve que fazer um pouso forçado no Rio de Janeiro, o grupo viu sua programação ser alterada drasticamente.

Claudio Massad, durante o primeiro treino do Brasil na Eslovênia: mesatenista será o primeiro atleta do país a se apresentar no Mundial 2018. Foto: Roberto Castro/rededoesporte.gov.br
"Acaba sendo um pouquinho complicado, mas são casos fortuitos. Tivemos um problema no avião que acabou atrapalhando, mas estamos preparados para passar por essas adversidades. Temos que colocar o nosso melhor na mesa e, se Deus quiser, levar bons resultados"
Claudio Massad, mesatenista

Como a saída da capital fluminense só ocorreu no domingo à noite rumo a Paris, jogadores e comissão técnica acabaram levando muito mais tempo do que o previsto e, depois de dormirem em Amsterdam na segunda-feira (15.10), a seleção só chegou à Eslovênia no início da noite desta terça-feira (16.10), no horário local.

O sorteio das chaves foi realizado nesta terça em um hotel na cidade de Lasko, distante cerca de 20 minutos de carro de Celje. Pela programação, os brasileiros Claudio Massad, Diego Moreira, Iranildo Espíndola, Lucas Carvalho, Paulo Salmin e Bruna Alexandre já entram em ação no primeiro dia (veja a programação abaixo).

Apesar das poucas horas para descansar, Bruna, Diego, Paulo, Lucas e Claudio, juntamente com Israel Stroh, que só joga na quinta-feira (19.10), fizeram questão de treinar ontem à noite, pouco depois de chegarem a Lasko. O restante do time – Danielle Rauen, Jennyfer Parinos, Catia Oliveira, Iranildo Espíndola e Guilherme Costa – preferiu descansar.

Coordenador-técnico do time brasileiro, Paulo Molitor diz que, apesar dos contratempos, o time está pronto para fazer uma boa apresentação. "A questão do fuso eles já se adaptaram um pouco, pois a gente ficou uma noite em Amsterdam e eles conseguiram dormir bem. O problema ficou mais na questão da parte técnica, pois eles ficaram sem tocar na bola por dois dias e isso prejudica um pouco", explicou o treinador. Molitor, entretanto, ressalta que não há motivo para preocupação excessiva.

» Acompanhe todas as notícias sobre o Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico Eslovênia 2018

"Chegamos nesta terça e alguns já vieram bater bola. Temos três atletas que vão estrear amanhã pela manhã (Claudio Massad, Diego Moreira e Lucas Carvalho) e eles estão aqui aquecendo. Dá para minimizar essa situação". Massad será o primeiro atleta do Brasil a se apresentar, às 9h45, no horário local, contra o britânico Kim Daybell.

"Acaba sendo um pouquinho complicado, mas são casos fortuitos. Tivemos um problema no avião que acabou atrapalhando, mas a gente se preparou bem, não só neste ano, mas há alguns anos, e então estamos preparados para essas adversidades. Temos que colocar o nosso melhor na mesa e, se Deus quiser, levar bons resultados para o Brasil", diz o mesatenista.

Bruna Alexandre treina com Diego Moreira, com Rafael Stroh (de barba) e Paulo Salmin ao fundo. Foto: Roberto Castro/rededoesporte.gov.br

"Não estou me sentindo cansada. Estou me sentindo bem. É o primeiro jogo, com certeza bate um pouco de nervosismo, mas estou feliz e espero colocar tudo isso no jogo"
Bruna Alexandre, mesatenista

"A gente já estava contando que iria jogar amanhã", reforça Diego Moreira. "Foram dois dias que teriam sido importantes para a gente se preparar nesse processo de mudança de continente, mas não tem o que fazer. Foi uma coisa que foge do controle e agora a gente tem que trabalhar a cabeça o melhor possível para desempenhar bem. A gente treinou bastante, está todo mundo preparado e agora é ir para o campeonato".

A situação é um pouco mais confortável para Israel Stroh, atleta mais bem ranqueado entre os homens. Número 11 do mundo na classe 07, para atletas andantes com comprometimento nas pernas, Israel conta que jamais tinha vivido uma situação tão inusitada quanto a que a seleção experimentou.

"Nunca tinha passado por isso e pelo menos em grandes eventos eu nunca tinha ouvido falar de algo assim", diz Israel. "É muito difícil. Hoje estávamos treinando aqui e a cabeça ainda está devagar. A viagem foi cansativa e a questão física é importante. Mas acho que o que pesa mais é o mental. Eu estava acreditando na possibilidade de jogar amanhã e ter essa folga vai me fazer bem", comemora.

Já Bruna Alexandre, atleta mais bem ranqueada de todos os brasileiros que disputam o Mundial, diz que está se sentindo bem para a estreia. Ela afirma que driblou o estresse e até mesmo o cansaço gerado pelos problemas na viagem. "Eu consegui descansar bem na Holanda ontem, minha preparação lá no Brasil foi muito boa e hoje consegui treinar bem. Não estou me sentindo cansada. É o primeiro jogo, com certeza bate um pouco de nervosismo, mas estou feliz e espero colocar tudo isso no jogo", afirma a catarinense, número 2 do mundo na classe 10, para jogadores com deficiências motoras leves ou amputação de membros superiores

Sistema de competição

Na fase de grupos, os atletas foram divididos em chaves de três ou quatro jogadores. Todos jogam entre si nos dois primeiros dias do Mundial e em cada grupo dois mesatenistas avançam para a segunda fase. A partir daí, já na sexta-feira (19.10), os confrontos passam a ser eliminatórios. A disputa por medalhas será no sábado (20.10), data do fim do Mundial.

Campeonato Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico
Programação (Horários de Brasília)
Feminino
Quarta-feira (17.10)
» 8h30 - Classe 10 - Bruna Alexandre (BRA) x Nozomi Takeuchi (JAP)

Quinta-feira (18.10)

» 4h - Classe 10 - Bruna Alexandre (BRA) x Chunxiao Hou (CHI)
» 7h - Classe 02 - Catia Oliveira (BRA) x Su yeon Seo (COR)
» 10h45 - Classe 09 - Danielle Rauen (BRA) x Neslihan Kavas (TUR)
» 11h30 - Classe 09 - Jennyfer Parinos (BRA) x Guiyan Xiong (CHI)
» 13h45 - Classe 02 - Catia Oliveira (BRA) x Florence Sireau (FRA)

Sexta-feira (19.10)

» 4h - Classe 09 - Jennyfer Parinos (BRA) x Lena Kramm (ALE)
» 4h - Classe 09 - Danielle Rauen (BRA) x Megumi Ishikawa (JAP)

Masculino
Quarta-feira (17.10)
» 4h45 - Classe 10 - Claudio Massad (BRA) x Kim Daybell (GBR)
» 5h30 - Classe 10 - Diego Moreira (BRA) x Ivan Karabec (RTC)
» 6h15 - Classe 09 - Lucas Carvalho (BRA) x Ashley Facey Thompson (GBR)
» 9h15 - Classe 07 - Paulo Salmin (BRA) x Ahmed Sayed Moahmed (EGI)
» 10h - Classe 02 - Iranildo Espíndola (BRA) x Jan Riapos (SVK)
» 14h15 - Classe 09 - Lucas Carvalho (BRA) x Chao Ming Chee (MAL)

Quinta-feira (18.10)

» 4h15 - Classe 07 - Israel Stroh (BRA) x Mykhaylo Popov (UCR)
» 6h15 - Classe 02 - Guilherme Costa (BRA) x Fabien Lamirault (FRA)
» 9h15 - Classe 09 - Lucas Carvalho (BRA) x Yi Qing Zhao (CHI)
» 10h - Classe 10 - Claudio Massad (BRA) x Mateo Boheas (FRA)
» 10h - Classe 10 - Diego Moreira (BRA) x Filip Radovic (MNE)
» 12h15 - Classe 02 - Iranildo Espíndola (BRA) x Jiri Suchanek (RTC)
» 12h15 - Classe 02 - Guilherme Costa (BRA) x Victor Eduardo Turcio (MEX)
» 13h - Classe 07 - Israel Stroh (BRA) x Ben Ashok Despineux (BEL)
» 13h - Classe 07 - Paulo Salmin (BRA) x kevin Dourbecker (FRA)

*Legendas
Classe 02 – atletas cadeirantes com baixa mobilidade
Classe 07 – atletas andantes com comprometimento nas pernas
Classe 09 – atletas andantes com pequeno comprometimento de mobilidade
Classe 10 - atletas com deficiências motoras leves ou amputação de membros superiores

 

Flickr do Ministério do Esporte: galeria de fotos disponíveis em alta resolução para uso editorial gratuito

Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico - Eslovênia 2018

 



Luiz Roberto Magalhães, de Celje, na Eslovênia - rededoesporte.gov.br