Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Após enfrentar o número três do mundo no T2 Diamond, Calderano se volta para o Pan

Tenis de mesa

19/07/2019 13h19

Tênis de Mesa

Após enfrentar o número três do mundo no T2 Diamond, Calderano se volta para o Pan

Brasileiro vai buscar o bicampeonato individual e por equipes em Lima. Na Malásia, o mesatenista perdeu para Fan Zhendong nas oitavas de torneio que testa novas regras

Hugo Calderano volta agora as atenções para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. No megaevento continental, o atleta brasileiro vai buscar o bicampeonato do torneio individual e de equipes. Na madrugada desta sexta-feira (19), pelas oitavas de final do T2 Diamond, em Johor Bahu, na Malásia, ele foi derrotado pelo chinês Fan Zhendong, número 3 do mundo, por 3 a 0 na disputa normal de sets (8/11, 10/11 e 6/11), dentro dos 24 minutos estabelecidos pela regra da disputa, perdendo posteriormente no T5, por 5 x 2.

Calderano defenderá em Lima o título conquistado em Toronto, no Pan de 2015. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

No primeiro set, o brasileiro demorou a encaixar o jogo e permitiu ao adversário, que jogava de forma agressiva, abrir no placar. Na segunda parcial, Calderano equilibrou as ações e esteve perto de fechar, quando vencia por 10 x 8, mas permitiu que Zhendong fizesse três pontos consecutivos (os sets no T2 Diamond terminam em 11 pontos, independentemente da diferença).

"A exigência desse nível, contra um jogador Top 5, é bem alta. Se você joga bem, em vez de muito bem, não dá para ganhar"
Jean-René Mounie, técnico de Hugo Calderano

No terceiro set, o chinês continuou controlando as ações. Encerrados os 24 minutos estabelecidos pelo regulamento, a partida foi para o T5, uma parcial de desempate decisiva de apenas cinco pontos. Zhendong fez 4 x 0, Calderano ainda tentou reagir, mas perdeu por 5 x 2.

"Temos que reconhecer que o Fan Zhendong foi melhor do que Hugo nesse jogo. Hugo teve bons momentos, mas faltou um pouco de consistência. Quando teve a oportunidade de estar em vantagem, o Fan mostrou o melhor dele. Talvez as coisas seriam diferentes se ele ganhasse o segundo set, mas o Fan teve controle do jogo. A exigência desse nível, contra um jogador Top 5, é bem alta. Se você joga bem, em vez de muito bem, não dá para ganhar", reconheceu o técnico de Calderano, Jean-René Mounie.

Por mais dois dias, Calderano permanece treinando na Malásia, e retorna na sequência ao Brasil. No final da próxima semana, ele se apresenta em São Caetano do Sul (SP), onde inicia os treinos com o grupo da Seleção Brasileira. A viagem para Lima ocorre no fim do mês.

Atualmente como melhor atleta das Américas, Calderano é um dos grandes favoritos ao bicampeonato individual nos Jogos Pan-Americanos. Terá como um dos grandes adversários Gustavo Tsuboi, seu parceiro no torneio de equipes, onde o Brasil também é o atual campeão. Eric Jouti completa o trio brasileiro na disputa. No feminino, as representantes nacionais no Pan serão Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Jessica Yamada.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)