Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 500 dias: APO destaca avanço na concretização da Matriz de Responsabilidades

23/03/2015 15h25

500 dias: APO destaca avanço na concretização da Matriz de Responsabilidades

Segundo o diretor executivo da entidade, país está cumprindo as tarefas de implementar a infraestrutura necessária para os Jogos e antecipar obras dentro do Plano de Políticas Públicas

“Já vemos o Parque Olímpico da Barra em evolução significativa, o avanço em Deodoro e um detalhamento dos planos operacionais. Chegamos a essa reta final com uma boa situação de implementação tanto das obras exclusivas quanto daquilo que é antecipação de politicas públicas”. A afirmação é do diretor executivo da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso, em referência aos 500 dias para o início dos Jogos Olímpicos.

Confira a entrevista:

Vocação

A APO tem como objetivo integrar as ações da prefeitura, governo do estado e do governo federal para juntar esforços, garantir o acompanhamento do processo de preparação para os Jogos e permitir que as entregas sejam adequadas aos compromissos firmados em 2009, na oportunidade da nossa candidatura.

Monitoramento

Temos trabalhado em vários fóruns de governança, fazendo com que os técnicos busquem no contato direto o acompanhamento da evolução de obras, operações e serviços. Reunindo essas informações, permite-se que uma esfera mais estratégica do processo de governança possa atuar de forma a desobstruir eventuais canais que ainda estejam interrompidos.

Desafio encaminhado

O desafio da implementação de uma infraestrutura para atender as necessidades dos Jogos, garantindo um legado para o Rio – na área de mobilidade, por exemplo, vai gerar benefícios diretos no desenvolvimento da cidade para todos os cidadãos –já está encaminhado, já está no processo de conclusão e estamos construindo uma história que vai ficar marcada na trajetória dos Jogos Olímpicos como modelo de implementação e de construção de um legado sustentável, em benefício da sociedade.Danilo Borges/brasil2016.gov.br

Papel-chave da Matriz

A Matriz de Responsabilidades atua basicamente em duas frentes: uma é a comunicação com a sociedade, apontando quais são os investimentos exclusivos para os Jogos e que os governos estão empenhados em realizar. E, dentro dos governos, ela atua para deixar claro qual é o papel de cada um, integrando esforços e permitindo que a atuação conjunta seja a mais harmônica possível.

Retrato da preparação

É um retrato muito positivo. A gente vê aquilo que foi planejado surgir e se concretizar. Já vemos o Parque Olímpico da Barra em evolução significativa, o avanço em Deodoro e um detalhamento maior dos planos operacionais já considerando a realidade dos jogos. Chegamos a essa reta final com uma boa situação de implementação tanto das obras exclusivas para os jogos quanto daquilo que é antecipação de politicas públicas.

Legado imaterial

A realização desse evento é um marco para o Rio de Janeiro, para o país, para a América do Sul que, pela primeira vez sedia os Jogos. Para além de todos os benefícios que conseguimos observar diretamente, há benefícios que ainda não conseguimos enxergar, mas que vão refletir na imagem do brasileiro no exterior, nos negócios dos brasileiros, na imagem dos sul-americanos, na maior integração dos sul-americanos, porque certamente teremos presença destacada dos sul-americanos nos Jogos. Estamos empolgados de poder vivenciar esse momento e contribuir para o sucesso da realização desse evento.

» Especial - 500 dias para as Olimpíadas: ministros e titulares de 11 áreas do governo federal detalham avanços e desafios

Carol Delmazo - Brasil2016.gov.br