Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ao som de "Ivete", Brasil levanta a plateia. Ucrânia sai na frente na disputa por equipes

Nado sincronizado

05/03/2016 15h12

Nado sincronizado

Ao som de "Ivete", Brasil levanta a plateia. Ucrânia sai na frente na disputa por equipes

Canadá surpreendeu ao terminar na frente da Espanha na rotina técnica. Atletas reclamaram da alta temperatura da água e Rio 2016 promete mudanças para este domingo



Com o carnaval em forma de coreografia, ao som de uma mescla de sambas em que a voz de Ivete Sangalo foi a grande novidade, a equipe de nado sincronizado do Brasil fez uma apresentação que empolgou a plateia neste sábado (05.06), no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Já classificado para os Jogos por ser o país-sede, o time anfitrião não está participando do Torneio Qualificatório, mas aproveitou a oportunidade para sentir como vai ser disputar uma Olimpíada diante da plateia brasileira.

“É importante para a gente sentir o calor do público, ficar preparadas e, na hora da Olimpíada, saber como é nadar em casa com a galera aqui vibrando”, disse a nadadora Branca Feres.

“O carnaval é o tema escolhido para as Olimpíadas e que a gente já apresentou no Mundial de Kazan (Rússia), mas a gente repaginou a rotina, tentou trazer energia pra cá, mas a arquibancada é que trouxe essa energia para a gente. Eu fiquei arrepiada, e olha que sou bem contida. Isso é uma prévia do que vai ser a Olimpíada e anima muito a gente”, acrescentou a técnica Maura Xavier.

A treinadora explicou que novos elementos foram incorporados à rotina desde a apresentação na Rússia, em julho do ano passado, e ela gostou do que viu neste sábado. O acréscimo da voz de Ivete Sangalo à trilha sonora também é motivo de empolgação para o time. “A música foi um mix de vários pedaços de samba, com acréscimos de bateria para dar mais ênfase aos movimentos.  A música tem a Ivete e a gente já entra na energia dela. Ela tem uma voz forte, potente”, disse Maura.

“É o carnaval, mas teve a voz da nossa musa, a nossa querida Ivete, e faz toda a diferença. Até antes de a gente nadar, a gente disse que devíamos nadar com a energia dela. Ela é inspiradora”, elogiou Branca Feres.

O ministro do Esporte, George Hilton, acompanhou as apresentações deste sábado e está confiante em uma bela atuação do Brasil nos Jogos Rio 2016. "A performance foi maravilhosa e a música brasileira faz com que a coisa fique ainda melhor. Tenho certeza de que elas vão brilhar muito na água em agosto".

Ucranianas saíram na frente na disputa pelas vagas olímpicas por equipe. Foto: Miriam Jeske/brasil2016.gov.br

Ucrânia na frente

Na competição entre as equipes, três vagas olímpicas estão sendo disputadas por sete países: Ucrânia, Canadá, Japão, Itália, Espanha, França e Chile. Neste sábado, elas apresentaram a rotina técnica e quem saiu na frente foi a Ucrânia, com 92.2855 pontos.

“É uma rotina muito difícil, bem diferente do que a Ucrânia está acostumada a apresentar. Isso muda a forma de sentir o nado sincronizado. É uma música de discoteca conhecida mundialmente (‘Tsunami’), e o principal objetivo era adequá-la a uma rotina técnica. O resultado foi muito bom”, explicou a técnica da Ucrânia, a espanhola Anna Terrés.

Em segundo lugar, ficou o Japão (92.0997), seguido por Itália (89.6820), Canadá (89.1348), Espanha (88.8637), França (85.4794) e Chile (72.3525).

Canadenses comemoram apresentação que as deixou na frente da Espanha na disputa pela vaga olímpica. Foto: Carol Delmazo/brasil2016.gov.br

Emoção canadense

As canadenses saíram da piscina emocionadas. Abraçaram-se e choraram, orgulhosas da nota. De acordo com as nadadoras, terminar a rotina técnica à frente da Espanha é um feito que não ocorria havia muitos anos e isso aumentou a confiança delas na vaga olímpica.

“Não estávamos esperando essa nota, esse resultado, e sei que temos chance de ir para os Jogos. Amanhã vamos nadar com o coração, vamos brilhar e fazê-los (os juízes) ver que realmente merecemos essa vaga”, disse a canadense Cláudia Holzner.

“Foi uma jornada longa até aqui, tivemos nossos altos e baixos, e estar  aqui com a equipe é muito bom. Amanhã será na base da emoção, temos isso dentro de nós e vamos deixar aflorar”, acrescentou Sandy Gill, a mais emocionada das atletas.

O resultado da competição por equipes, assim como nos duetos,  é a somatória das notas das rotinas técnica e livre, sendo que a última será apresentada no domingo.

Água quente

O Torneio Qualificatório também é evento-teste do nado sincronizado para os Jogos Olímpicos. Neste sábado, mais elogios foram feitos à estrutura do Maria Lenk, mas a maioria das equipes reclamou da temperatura da água.

“O ambiente está muito bom, o sol, a luz, mas a temperatura da água está muito quente e isso é complicado, porque os músculos demoram mais a serem ativados”, disse a espanhola Clara Basiana.

“A água está muito quente. É difícil para a gente nadar assim”, reforçou a francesa Iphinoe Davvetas. “As meninas se queixaram de que a água está muito quente, que está muito difícil para poderem ativar (os músculos), acrescentou a técnica da Ucrânia.

As canadenses, por outro lado, consideraram a temperatura da água ideal. As brasileiras ponderaram que é normal atletas de fora estranharem e que é uma questão de se acostumar.

“Para mim, estava boa. A gente voltou agora do Mundial e a água estava 18 graus. Cada país treina numa temperatura. Na Rússia, a gente estranhou”, disse Branca Feres. “Eu fiquei com calor, imagino que elas tenham ficado com mais ainda. Para fazer um treino pesado, a gente fica com muito calor. Mas com uma nadada, se acostuma”, explicou Lorena Molinos.

» Trigêmeas da Áustria superam trauma e comemoram vaga nos Jogos

» Flamenco encanta o Maria Lenk e espanholas levam o ouro no dueto

» Atletas aprovam o Maria Lenk e indicam ajustes no primeiro dia do evento-teste

O gerente geral de esportes aquáticos do Comitê Rio 2016, Ricardo Prado, disse que a temperatura medida na água neste sábado foi de 29 graus, dentro dos parâmetros da Federação Internacional de Natação (FINA), mas que haverá mudança para o domingo.

“A gente pode pedir para desligar os aquecedores, a gente só soube disso hoje, mas esse retorno das atletas é importante. A gente mediu a temperatura e entende que está dentro dos parâmetros, mas vamos tentar melhorar isso para amanhã, sem dúvidas. É verão, o Rio é uma cidade quente, está calor, muito úmido, elas sentem um pouco mais isso. Se dá para a gente melhorar, a gente vai tentar fazer”, disse Prado.

Além das três vagas olímpicas para equipes, há também 16 vagas para duetos em disputa. Neste domingo, último dia de competições, todas essas vagas serão definidas. O evento é aberto ao público, com entrada franca.

Confira a programação:

Domingo (06.03)
Equipe – Rotina livre – A partir de 11h15
Apresentação do dueto do Brasil (que não está na competição) -12h
Cerimônia de premiação - 13h
Dueto Rotina Livre (2ª rodada) – a partir de 15h

Carol Delmazo, brasil2016.gov.br