Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Antes de embarcar para o Brasil, chama visita o Museu Olímpico de Lausanne

Geral

29/04/2016 18h44

Tour da Tocha

Antes de embarcar para o Brasil, chama visita o Museu Olímpico de Lausanne

Em 2 de maio, símbolo dos Jogos sai da Suíça com destino ao Brasil, onde passará em revezamento por 334 cidades nos 27 estados. Ponto de partida é Brasília, no dia 3

Em sua última parada antes de embarcar para o Brasil, a chama olímpica esteve, nesta sexta-feira (29/04), no Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça. Em solenidade que contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e do presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Nuzman, a exposição Destination Rio foi oficialmente apresentada ao público europeu.

Thomas Bach ressaltou a importância da inédita celebração da chegada da chama olímpica à sede europeia do Organismo Internacional e elogiou a preparação do Brasil a 98 dias da abertura dos jogos Rio 2016, em 5 de agosto, no Maracanã. "Trazer a chama olímpica para o Museu Olímpico é um momento histórico. Ela agora vai viajar pelo Brasil e levar sua mensagem de união dos povos. O Brasil e os brasileiros estão prontos para mostrar toda a sua paixão por esportes", disse o presidente do COI.


Com a pira olímpica no centro dos jardins-escola do museu, inaugurado em 1993, Carlos Arthur Nuzman destacou a força do movimento olímpico e lembrou a transformação pela qual a cidade do Rio passou para receber os Jogos Rio 2016. "O apoio que recebemos do COI só vem mostrar a confiança que eles têm em nós e na realização da Olimpíada no Brasil. O Rio recebeu grandes investimentos, está pronto e teremos um dos maiores Jogos da história", afirmou Nuzman.

» Tudo sobre o tour da tocha

A chama ficará em exibição no Museu Olímpico até o início da próxima semana. Em 2 de maio, sai da Suíça com destino ao Brasil, onde passará em revezamento por 334 cidades nos 27 estados. O ponto de partida é Brasília, onde será recebida pela presidenta Dilma Rousseff, dia 3, no Palácio do Planalto.

Riqueza do Brasil

Após a solenidade, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer o museu. Além da emoção de todas as Olimpíadas presentes em salas, exposições e vídeos – há mais de 10 mil peças relacionadas ao Movimento Olímpico –, a Exposição "Destination Rio", em cartaz desde fevereiro, ganhou destaque.

Homenagem ao Rio, ela traz curiosidades sobre o Brasil em aspectos como cultura, culinária e esporte. A galeria conta a organização do evento, os esportes do programa olímpico, os atletas e o legado que espera-se que fique para a cidade.

A cultura brasileira é contada através da música, da dança e dos festivais populares, com espaço também para a arte contemporânea e a fotografia. "Os europeus estão tendo a chance de conhecer a riqueza do nosso país. Toda a diversidade cultural, musical e esportiva", explicou Jô Queiroz Berger, coordenadora musical da exposição.

De férias em Lausanne, Kim Yachu, de Taiwan, aproveitou para visitar a exposição. "Está tudo muito legal. A cultura brasileira é forte e a paixão do brasileiro por esportes é incrível. Estou gostando muito", elogiou.

Rafael Brais e Carlos Eduardo Cândido, de Lausanne (Suíça)