Você está aqui: Página Inicial / Notícias / André Cintra disputará, pela segunda vez, os Jogos Olímpicos de Inverno

Geral

06/03/2018 15h33

Coreia do Sul

André Cintra disputará, pela segunda vez, os Jogos Olímpicos de Inverno

Em PyeongChang, paulista de 38 anos competirá em duas provas do snowboard: a cross e o banked slalom. Cerimônia de Abertura dos Jogos de PyeongChang será em 9 de março

Aos 38 anos, o paulista André Cintra ocupa o posto de atleta mais experiente da delegação brasileira que disputará os Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, cuja cerimônia de abertura será em 9 de março. E ele não preenche a vaga apenas pela idade, já que Aline Rocha e Cristian Ribera, os outros representantes do país, tem apenas 27 e 15 anos, respectivamente, mas, sim, porque esta será a sua segunda participação em Jogos de Inverno.

André disputou os Jogos Olímpicos de Inverno pela primeira vez em Sochi, na Rússia, em 2014. Foto: Divulgação

André estreou na neve há quatro anos, em Sochi, na Rússia. Na época, o Brasil também fazia o seu debute em Jogos de Inverno. Em solo russo, o snowboarder terminou a única prova que disputou, o snowboard cross, em 28º dentre 33 participantes. Desta vez, competirá em duas provas: no cross, no dia 11, às 22h30 (de Brasília) e no banked slalom, no dia 15, no mesmo horário.

"A grande diferença entre o André de 2014 e o de 2018 é a experiência. Nos últimos anos, adquiri muito mais rodagem nas provas, na neve, com a prótese, e com a prancha. Integrei-me mais ao esporte", explica. "Cheguei em PyeonChang diferente. Já conheço o ambiente, os atletas, sei como as coisas funcionam. Então, tudo isso ajuda a manter a calma e a ficar menos ansioso antes das provas", prossegue o atleta, que sofreu um acidente de moto aos 17 anos e teve que amputar a perna direita acima do joelho.

O primeiro contato com o snowboard foi em 2010. De lá para cá, o hobby virou coisa séria, e, assim como em sua vida como empresário do ramo de cosméticos, ele quer melhorar sempre. "Tenho treinado muito e meu desempenho melhora a cada prova. Minha intenção aqui é superar os resultados de Sochi."

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018 reunirão mais de 650 atletas, de 46 países. Além do snowboard e do esqui cross-country, esportes de Aline e de Cristian, estão no programa desta edição o biatlo, o esqui alpino, o curling em cadeira de rodas e o hóquei em trenó. No total, serão disputadas medalhas em 80 eventos.

Toda a competição terá transmissão ao vivo pelo site (paralympic.org) e pelo canal do YouTube (youtube.com/ParalympicSportTV) do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês).

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro