Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ana Sátila garante resultado histórico e antecipa: “na final tudo pode acontecer”

Canoagem

28/09/2018 18h18

CANOAGEM SLALOM

Ana Sátila garante resultado histórico e antecipa: “na final tudo pode acontecer”

Sonhando com o pódio, destaque da delegação brasileira desce as corredeiras em busca da medalha inédita na manhã deste sábado (29)

A principal esperança do Brasil no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom do Rio, Ana Sátila, confirmou bom desempenho na temporada e garantiu, nesta sexta-feira (28), vaga na final da prova do caiaque (K1) com o tempo de 107s52 – oitavo lugar na bateria. O melhor tempo foi da canoísta da Alemanha, Ricarda Funk, com 104s18.

“Não tenho palavras para descrever o sentimento de poder competir uma final em casa. Este campeonato é algo que tivemos como foco durante tantos anos e competir nesse legado olímpico é uma experiência única. Fazer parte dessa final é realmente incrível. Estou muito feliz pelo meu país, por todos que me apoiaram e torceram por mim”, disse depois da prova.

Foto: Breno Barros/Rededoesporte.gov.br

Ana Sátila analisou a descida que a garantiu na briga por medalha neste sábado (29), a partir das 9h40. “Tive uma penalidade de dois segundos, mas eu estava me sentindo muito confiante desde o início. Apesar de pressão por estar competindo em casa, as Olimpíadas aqui no Rio ensinaram bastante quanto a isso. Então, procurei deixar minha mente limpa e me preparar a cada dia. Acabou sendo uma descida muito boa e gostei muito da parte técnica”, comenta.

Este sábado será especial para Ana Sátila. Ela vai descer as corredeiras de Deodoro em duas oportunidades: vai brigar por medalha na prova do caiaque e disputa uma vaga na final da canoa (C1). “Na final tudo pode acontecer. Vou dar o meu melhor. Tenho chance como qualquer outra atleta e vou dar o meus 100% para pegar essa medalha”, completou.

DSC0008001.jpeg
Foto: Breno Barros/Rededoesporte.gov.br

Único brasileiro na prova da canoa (C1) masculina, Felipe Borges fez uma descida limpa, mas ficou de fora da final que será disputada na manhã deste sábado (29). Felipe terminou a prova com o tempo de 106s97. O resultado foi histórico para a canoagem brasileira.

“Estou feliz porque se esse mundial valesse vaga para os Jogos Olímpicos eu teria conquistado a vaga para Tóquio 2020. Isso aumenta ainda mais a minha confiança para treinar. O ano passa muito rápido, e 2019 já está batendo na porta. Agora, é pensar no próximo mundial, que será disputado na Espanha no ano que vem", analisou.

Nas Olimpíadas as vagas na canoa são distribuídas por países. Se um país tiver dois ou mais atletas entre os 12 primeiros, vale o melhor tempo eliminando os restantes. Com o desempenho no Mundial do Rio, Felipe Borges ficaria em 12º lugar garantindo um lugar na Vila Olímpica de Tóquio 2020.   

Canoa mista

A primeira prova desta sexta-feira (28) foi a da canoa dupla mista (C2). Com sete duplas na final, a medalha de ouro ficou com a Polônia, seguido pela França e a República Checa, prata e bronze, respectivamente. A dupla brasileira formada por Charles Correia e Omira Maria terminou em último lugar. 

Confira programação deste sábado (29.09)

9h38 - Final do K1 feminino (Ana Sátila)
14h03 - Semifinal do C1 feminino (Ana Sátila)
15h05 - Semifinal do K1 masculino (Pepê Gonçalves)
 

Breno Barros, do Rio de Janeiro – rededoesporte.gov.br