Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ana Sátila conquista medalha inédita no Mundial de Canoagem Slalom, na França

Canoagem

29/09/2017 15h36

Canoagem

Ana Sátila conquista medalha inédita no Mundial de Canoagem Slalom, na França

Brasileira conquistou medalha de bronze na prova olímpica C1. Ana volta a competir neste sábado (30), na prova K1

A jovem Ana Sátila, de 21 anos, fez história nesta sexta-feira (29.09). Ela se tornou a primeira brasileira a subir ao pódio em Campeonatos Mundiais de Canoagem Slalom Sênior. A mineira de Iturama conquistou a medalha de bronze na prova olímpica C1, no evento disputado em Pau, na França. A brasileira garantiu o pódio com o tempo de 114s29. A medalha de ouro ficou com a britânica Mallory Franklig, com 109s09, seguida por Teresa Fizerova, da República Tcheca, com 113s21.

AnaStila.jpg
Foto: Divulgação

A prova C1 será disputada pela primeira vez em Jogos Olímpicos em Tóquio 2020. Apesar da pouca idade, a mineira é uma atleta experiente. Já representou o Brasil em duas edições de Jogos Olímpicos, em Londres 2012 e Rio 2016. Na capital britânica, ela foi a esportista mais jovem a defender o Time Brasil no maior evento multiesportivo do planeta, com apenas 16 anos. Ana Sátila recebe o apoio financeiro do programa Bolsa Pódio do Ministério do Esporte.

Na França, a canoísta chegou na final depois de passar em sétimo lugar na semifinal. Na decisão, foi a quarta canoísta a descer o rio artificial, entre as 10 finalistas. Na última porta, Ana tocou no obstáculo e perdeu dois segundos, por punição, o que tirou a prata da brasileira.

Ana Sátila voltará a competir neste sábado (30.09), na semifinal do caiaque individual (K1). A mineira vai buscar lugar entre as dez melhores que disputarão o título. Na prova não olímpica, a mineira ainda participa da prova K1 extreme, no domingo.

Ana Sátila conta no currículo o título dos Jogos Pan-Americanos, em Toronto 2015, na prova C1, além da prata no K1. Em 2014, ela conquistou o título Mundial Júnior no C1. O bronze de Ana Sátila foi a vigésima medalha do Time Brasil em Campeonatos Mundiais de provas olímpicas em 2017, contando o pódio do karatê nos Jogos Mundiais.

Rededoesporte.gov.br