Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ana Marcela é bronze na China e garante título da temporada 2018

Maratona aquática

17/09/2018 11h51

Maratonas Aquáticas

Ana Marcela é bronze na China e garante título da temporada 2018

De acordo com o regulamento do Circuito Mundial, atleta precisa apenas largar na prova de Abu Dhabi para ser campeã

Ana Marcela Cunha conquistou mais uma medalha no Fina Marathon Swim World Series de 2018. Na etapa realizada neste domingo (16), em Chun'an, na China – noite de sábado (15), no Brasil, – a atleta brasileira obteve o bronze e garantiu matematicamente o título do Circuito Mundial de 2018.

A prova foi acirrada e decidida na batida de mão. A diferença entre a campeã e Ana Marcela foi de apenas um segundo. A chinesa Xin Xin conquistou o ouro com 2h06m22s6, a alemã Leonie Back com a prata e o tempo de 2h06m23s4 e Ana Marcela Cunha com o bronze e o tempo de 2h06m23s5. Viviane Jungblut terminou a prova em 10º (2h07m08s2). Com o resultado, Ana Marcela chega aos 96 pontos no ranking e, de acordo com o regulamento, precisa apenas largar na prova de Abu Dhabi para ser campeã do Circuito Mundial.

Anamarcela_000.jpg
Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Entre os homens, Allan do Carmo voltou a figurar entre os dez melhores de uma etapa da Copa do Mundo. Desta vez, o atleta baiano terminou a prova com o tempo de 1h56m40s2 e a 9ª colocação. Fernando Ponte concluiu o percurso em 1h56m47s3 e a 12ª colocação. O ouro foi para o inglês Jack Burnell, a prata para Rob Frederik Muffles e o bronze para Gregorio Paltrinieri.

"Foi uma etapa com altíssimo nível técnico tanto no masculino, quanto no feminino. Atletas campeões olímpicos nas duas provas e com o intuito de terminar o ano com melhores posições no ranking mundial. Levamos como parâmetro que, se a seletiva olímpica fosse hoje, teríamos três atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Isso é muito importante para o que planejamos a médio-longo prazo", disse Ricardo Ratto, supervisor de Maratonas Aquáticas da CBDA.

Esta foi a sétima e penúltima etapa do Circuito Mundial de 2018. O Fina Marathon Swim World Series volta a ser disputado no dia 9 de novembro, em Abu Dhabi.

Ana Marcela na temporada
Na temporada 2018, Ana Marcela garantiu matematicamente o título com uma etapa de antecedência graças ao grande desempenho durante toda o ano, mesmo não participando de etapas por conta o Campeonato Pan-Pacífico, onde conquistou a primeira medalha da Maratona Aquática na história da competição.

Em março, em Doha, Ana Marcela Cunha completou a prova com a quarta colocação. Depois, em Seycheles, ela conquistou a medalha de prata. Em seguida, vieram as etapas de Setúbal, em Portugal (7ª colocação) e Balantonfüred, na Hungria, quando conquistou sua primeira medalha de ouro da temporada.

Na sequência da perna europeia da competição, Ana conquistou mais uma medalha de ouro, desta vez, em Lac St Jean, no Canadá. Ela não participou da etapa de Lac Mégantic, pois foi ao Pan-Pacific.

Agora, com a medalha em Chun'an e a posição de Rachele Bruni na etapa (9ª colocada), Ana Marcela garante matematicamente o título da temporada.

Fonte: CBDA