Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ana Marcela Cunha e Diogo Villarinho são campeões do Troféu Brasil Maria Lenk

Maratona aquática

15/04/2019 11h22

Maratonas aquáticas

Ana Marcela Cunha e Diogo Villarinho são campeões do Troféu Brasil Maria Lenk

Prova de maratonas aquáticas foi realizada na manhã de domingo (14), no Rio de Janeiro. Os dois atletas garantiram vaga no Mundial de Esportes Aquáticos

Ana Marcela Cunha e Diogo Villarinho sagraram-se campeões do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Brasil Maria Lenk – Maratonas Aquáticas. Em disputa realizada na manhã do último domingo (14.04), na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, a dupla garantiu classificação para o Mundial de Esportes Aquáticos na prova de 5km. Viviane Jungblut também está garantida no Mundial nos 5km, enquanto a segunda vaga do masculino ainda está indefinida.

#PraCegoVer: Fotografia mostra Ana Marcela e Diogo abraçados, em frente à praia.
Foto: CBDA/Divulgação

Entre os homens, Diogo Villarinho começou a prova liderando o pelotão. Na segunda volta, Luiz Gustavo Barros apertou o ritmo e assumiu a liderança, mas, da terceira volta em diante, Diogo Villarinho voltou à frente para vencer com o tempo 58m46s. Fernando Ponte e Allan do Carmo empataram em segundo lugar com o tempo de 58m48s. Dessa maneira, a classificação fica, temporariamente, indefinida. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) emitirá um boletim com a convocação nos próximos dias.

"Fiquei em terceiro na prova de 10km e não tinha garantido a vaga ainda. Ficou aquele sentimento do quase, mas, agora, está tudo certo. Estou mais aliviado. É uma felicidade grande estar no meu terceiro Mundial. Poucos nadadores têm três Campeonatos Mundiais na carreira. Estou bem feliz e com a expectativa para o Mundial", contou Villarinho.

No feminino, Ana Marcela tomou a ponta da prova na segunda volta e não largou mais para vencer com o tempo de 56m02s00. Viviane Jungblut, que chegou a liderar uma parte da disputa, terminou em segundo com 56s02s10. Betinha Lorscheitter completou o pódio 56m02s20

"A Viviane e eu estamos muito bem a nível mundial. Foi uma prova boa, um bom treinamento e mostra que estamos no caminho certo. Foi uma prova bem forte, pois o pessoal que está aqui também vai disputar a piscina e todos estão em ótima forma", falou a campeã.

"Foi uma prova com um ritmo forte. No final, consegui me manter na frente e garantir a classificação. A expectativa é alta, pois, desta vez, vou nadar os 10km, que é seletiva olímpica, e os 5km. Podemos dizer que estou evoluindo e fico feliz com isso", falou Viviane.

O Troféu Brasil Maria Lenk segue, agora, com as provas de piscina. A partir desta terça-feira (16), no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, os melhores nadadores do país tentam vagas para a seleção brasileira que irá ao Mundial de Esportes Aquáticos e aos Jogos Pan-Americanos.

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)