Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ana Marcela Cunha conquista o ouro e o tricampeonato mundial nos 25km

Maratona aquática

21/07/2017 11h49

Maratonas aquáticas

Ana Marcela Cunha conquista o ouro e o tricampeonato mundial nos 25km

Atleta encerrou a participação no Mundial da Hungria com três medalhas, sendo uma de ouro e duas de bronze

A baiana Ana Marcela Cunha (5h21m58s40) conquistou nesta sexta-feira (21.7) o tricampeonato na prova mais longa do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos: 25 quilômetros. Adotando uma estratégia perfeita de poupar energia em todo o percurso e ir atacando aos poucos até a chegada do pelotão masculino, a nadadora brasileira sai do Mundial de Budapeste com um pódio de ouro e dois de bronze na competição. Ana coleciona agora 10 medalhas mundiais, contando o Mundial específico de Maratonas Aquáticas, em 2010.

"Aqui é onde tudo recomeça. Estamos em busca de um grande resultado em 2020 (Jogos Olímpicos de Tokyo)", disse Ana, mostrando que está completamente superada a fase em que, depois do décimo lugar nos Jogos Olímpicos Rio 2016, passou pela cirurgia para retirada do baço e teve que lidar com suspeitas de que não voltaria ao alto rendimento.

e012c23065526b56563ab228e3b90a71.jpg
Foto: Satiro Sodré/SS Press/CBDA

» Ana Marcela é bronze no Mundial de Maratonas Aquáticas

» Ana Marcela fatura o bronze no Mundial da Hungria na prova dos 5km

A campeã olímpica em 2016, a holandesa Sharon van Rouwendaal (5h22m00s80), e a italiana Ariana Bridi (5h22m08s20) estiveram revezando com Ana e também se aproveitaram do ritmo que o pelotão masculino impôs. Faltando poucos metros para a chegada, a brasileira, mais experiente na prova, soube usar a poupança de energia feita ao longo de todo o percurso.

"Das três que ficaram na ponta no final, eu era a única que já tinha nadado esta prova e sabia da dor que a gente sente no final. Essa experiência me ajudou. Tive que ter muita paciência para fazer tudo no momento certo. Na hora que eu juntei com os homens, eu soube que só eram três meninas. Então tentei me preservar o máximo possível, gastar menos energia porque a gente sabe que é decidido no final da prova. Você não pode entrar muito tenso numa prova que vai durar cinco, seis horas. Eu amo o que faço, então eu entro para fazer aquilo que eu amo. Não dá para ficar cinco horas com a cabeça tensa", explicou.

Ana Marcela, contemplada com a Bolsa Pódio do Ministério do Esporte, é a nadadora brasileira com o maior número de medalhas na maior competição da FINA — nove no total —, sendo que três de ouro. As maratonas aquáticas são um sucesso no Brasil há mais de uma década e deu ao país em Mundiais, além das medalhas de Marcela, mais três individuais de Poliana Okimoto e outras duas em revezamentos. Poliana também obteve a primeira medalha olímpica para uma nadadora brasileira, com o bronze nos Jogos Rio 2016.

5fa32ba2f750a370e632ef9dafb541c4.jpg
Foto: Satiro Sodré/SS Press/CBDA

Na conquista no lago Balatonfüred, Ana pensou realmente em fazer algo inédito. "Quando entrei nessa prova, eu pensei muito no Cesão (Cesar Cielo) e eu queria fazer algo que nenhuma mulher ainda fez e tentar me igualar a ele. É lógico que eu sei que são seis medalhas de ouro dele, mas ser tricampeã na prova mais longa do Campeonato Mundial... Estou muito feliz! É muita emoção. Nas últimas oito semanas eu treinei muito forte e vim pensando muito na prova dos 5km. Depois que ganhei medalha nos 10km, vim mais confiante ainda. Ontem (quinta-feira) eu e a Aurelie (francesa Aurelie Muller) fomos as únicas que estão nos 25km e nadamos o revezamento, então eu tinha que me poupar ainda mais e graças a Deus deu certo", avaliou.

O técnico Fernando Possenti analisou o desempenho de Ana, destacando a disciplina neste período difícil. "Não tem milagre, existe trabalho, dedicação e seriedade. Nestas oito semanas ela não saiu 'uma vírgula' do que tinha que fazer. Isso que a levou para este nível de confiança. Estou muito feliz por vivermos essa retomada com força total. Ver que ela está feliz nadando é muito bom. Agora temos um período bem complicado e cheio. Hoje uma atleta saiu da prova para se poupar para a etapa da Copa do Mundo de quinta-feira, os dez quilômetros do Canadá. Agora temos que recuperar, descansar e 'retreinar' para as próximas provas", disse Possenti, que terá sua barba pintada pela atleta, por pagamento de uma aposta.

Allan do Carmo fechou a prova em 13º lugar (5h06m55s70) e Victor Colonese (5h27m14s20), em 22º. Betina Loscheitter conseguiu finalizar em 19º (6h05m20s00). "Foram mais de cinco horas de prova e o corpo sente bastante. Quando se toca o placar vemos o quanto é dolorido, mas todo o esforço vale. Nadamos por prazer e pela competitividade, então quando chegamos bem cansados é porque demos o máximo. Nas últimas duas voltas eu senti o ritmo e cheguei exausto. Encerro esse Mundial, depois de três provas, e agora temos que avaliar bastante o que melhorar para no próximo, em 2019, focar nos 10 quilômetros, que será prova de classificação olímpica", comentou Allan do Carmo.

Victor estreou na distância mais longa da modalidade. "Essa prova é muito difícil, mas consegui completar a prova e, como era a minha primeira vez, valeu a experiência. Vim treinado para os cinco quilômetros, mas infelizmente não fiz um bom resultado nos cinco, então nadar hoje também foi mais difícil", afirmou.

Já Betina foi a última nadadora a conseguir completar a dura prova no lago Balaton, que teve várias desistências devido ao forte calor. "Estou muito cansada, mas fiz o melhor que eu pude. Conquistei vaga para nadar os cinco quilômetros e nadei essa prova como um desafio pessoal. Em Kazan eu não consegui terminar, então agora estou feliz porque consegui terminar", comparou.

p1blintqfe4rddj1co6178c1bf37_crop.jpg
Foto: Satiro Sodré/SS Press/CBDA

17º Mundial dos Esportes Aquáticos de Budapeste - Maratonas Aquáticas – Resultados

25km feminino
1º Ana Marcela Cunha
19º Betina Lorscheitter

25km masculino
13º Allan do Carmo
22º Victor Colonese

5km revezamento
6º Brasil — Allan do Carmo, Viviane Jungblut, Ana Marcela Cunha e Fernando Ponte

5km feminino
3º Ana Marcela Cunha
20º Betina Lorscheistter

10km masculino
19º Fernando Ponte
29º Allan do carmo

10km feminino
3º Ana Marcela Cunha
12º Viviane Jungblut

5km masculino
5º Fernando Ponte
40º Victor Colonese

Histórico de medalhas do Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos

Roma 2009 – Bronze – 5km feminino – Poliana Okimoto
Xangai 2011 – Ouro – 25km feminino – Ana Marcela Cunha
Barcelona 2013 – Ouro – Poliana Okimoto – 10km
Barcelona 2013 – Prata - Poliana Okimoto – 5km
Barcelona 2013 – Prata – Ana Marcela Cunha – 10km
Barcelona 2013 – Bronze – Ana Marcela – 5km
Barcelona 2013 – Bronze – Allan do Carmo, Poliana Okimoto, Samuel de Bona – Prova de Equipe 5km
Kazan 2015 - Bronze - Ana Marcela Cunha - 10 km
Kazan 2015 – Prata – Allan do Carmo, Ana Marcela Cunha, Diogo Villarinho – Prova de Equipe 5km
Kazan 2015 - Ouro - Ana Marcela Cunha - 25km
Balatonfüred 2017 - Bronze – Ana Marcela Cunha – 10 km
Balatonfüred 2017 - Bronze – Ana Marcela Cunha – 5 km
Balatonfüred 2017 - Ouro – Ana Marcela Cunha – 25 km

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)