Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ana Marcela conquista o ouro na etapa de Doha da World Series de maratona aquática

Maratona aquática

16/02/2019 14h54

Maratonas Aquáticas

Ana Marcela conquista o ouro na etapa de Doha da World Series de maratona aquática

Nadadora brasileira foi a mais rápida na prova de 10km. Allan do Carmo e Victor Colonese garantem vagas no Mundial

ana_marcela.jpeg
Ana Marcela no topo do pódio dos 10km na prova disputada no Catar. Foto: CBDA

A baiana Ana Marcela Cunha foi mais uma vez o destaque nacional em provas de águas abertas. Neste sábado (16.02), na primeira etapa da World Series de maratonas aquáticas, realizada em Doha, no Catar, a atleta da seleção brasileira conquistou o ouro na prova olímpica dos 10 km. Também neste sábado, Allan do Carmo e Victor Colonese confirmaram classificação para o Mundial.

Uma das mais consistentes atletas da modalidade, Ana Marcela terminou os 10 km com o tempo de 2h03min51s. Kareena Lee, da Austrália, ficou com a prata (2h03min52) e Rachele Bruni com o bronze (2h03min53s). A outra brasileira na disputa, Viviane Jungblut, terminou em 33º, com 2h04min52s.

Na prova masculina, Allan do Carmo e Victor Colonese garantiram vagas no Campeonato Mundial de Gwangju. Os dois foram os melhores brasileiros na prova. Allan terminou em 17º (1h52min39s2), enquanto Colonese terminou em 26º (1h52min49s6). Diogo Villarinho completou o percurso em 29º (1h52min52s) e Fernando Ponte em 46º (1h53min59). A próxima etapa do circuito internacional da World Series será em 12 de maio, em Seichelles. O Mundial de Esportes Aquáticos será em julho, em Gwangju, na Coreia do Sul.

Bom precedente

As maratonas aquáticas renderam ao Brasil a única medalha da natação nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Poliana Okimoto conquistou o bronze na mesma prova dos 10km disputada na Praia de Copacabana. Na ocasião, o ouro ficou com a holandesa Sharon van Rouwendaal e a prata com a italiana Rochele Bruni.

Ana Marcela, que era uma das esperanças brasileiras, teve problemas em duas tentativas de conseguir pegar a alimentação ao longo da prova. Em uma vez uma adversária esbarrou em seu braço. Na outra, ela deixou escapar o gel que repõe as energias. Assim, acabou fechando a distância em décimo lugar, com 1h57min29. E vem mantendo, no ciclo para Tóquio, uma regularidade promissora para o país.  

Rededoesporte.gov.br, com informações da CBDA