Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ana Marcela conquista o bi mundial na prova dos 25km

Atletismo

01/08/2015 13h08

Maratonas Aquáticas

Ana Marcela conquista o bi mundial na prova dos 25km

Com o resultado, nadadora chegou ao terceiro pódio em Kazan, na Rússia: ouro, prata e bronze
1 | 6
Ana Marcela com as três medalhas conquistadas em Kazan, na Rússia. Foto: Satiro Sodré/SSPress
2 | 6
Ana Marcela com as três medalhas conquistadas em Kazan, na Rússia. Foto: Satiro Sodré/SSPress
3 | 6
Allan do Carmo na largada para os 25km. Atleta terminou na 16ª posição. Foto: Satiro Sodré/SSPress
4 | 6
Ana Marcela no aquecimento. Equipe brasileira conquistou três vagas olímpicas para os Jogos Rio 2016. Foto: Satiro Sodré/SSPress
5 | 6
Ana Marcela celebra o bicampeonato na prova dos 25km. Foto: Satiro Sodré/SSPress
6 | 6
Ana Marcela celebra o bicampeonato na prova dos 25km. Foto: Satiro Sodré/SSPress
A71Q0090.jpg
A71Q0073.jpg
A71Q8871.jpg
A71Q9028.jpg
A71Q9847.jpg
A71Q9909.jpg

As maratonas aquáticas escreveram neste sábado (1.08) mais uma página de sucesso na história do Brasil em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos. Ana Marcela Cunha subiu ao pódio pela sexta vez em sua carreira para ganhar o ouro dos 25 quilômetros. Ela sai da Rússia com três medalhas, uma de cada cor, uma em cada prova que disputou.

Ainda era madrugada no Brasil quando a baiana de 23 anos deu início às 5 horas, 13 minutos e 47 segundos da prova que lhe rendeu o bicampeonato dos 25 km. Com a prova mais longa do programa mundial, o Brasil encerrou a participação na Rússia com três medalhas – ouro, prata e bronze - e três atletas confirmados nos Jogos Olímpicos de 2016 – Ana Marcela, Allan do Carmo e Poliana Okimoto.

"Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Tínhamos planejado chegar a três medalhas no Mundial passado, mas não tive tanta paciência nos 25 e não nadei a prova por equipes. Viemos para cá mais preocupados em pegar a vaga olímpica, mas sabíamos que se eu nadasse bem os 10 e ganhasse da Poli eu iria nadar a prova por equipe. Nos 25 km a gente veio para buscar uma medalha, viemos obstinados a isso", afirmou Ana Marcela Cunha.

O pódio feminino ainda teve a húngara Anna Olasz (5h14m13s), com a prata, e a experiente alemã Angela Maurer (5h15m07s), com o bronze. Betina Lorscheistter, em sua estreia na distância, após completar 20 quilômetros de prova, sentiu-se mal e abandonou. Betina logo foi atendida pela organização e passa bem.

Durante todo o percurso Ana Marcela esteve entre as primeiras colocadas. Mas a partir da sexta volta, com aproximadamente 15 quilômetros de prova, Ana assumiu a liderança e teve somente a companhia da húngara, com quem alternou posições, até a última volta. Nos últimos cinco quilômetros a brasileira voltou ao primeiro lugar e acelerou a nadada para comemorar a vitória. "Treinamos a arrancada final porque sabíamos que isso faria a diferença. Esperei a húngara chegar porque foram 25 quilômetros disputando com ela, mais de cinco horas. Isso se chama respeito", disse.

Masculino

Allan do Carmo foi o brasileiro com a melhor colocação, com a 16ª posição em, 5h06m27s de prova. Allan mantinha-se no pelotão principal e chegou a liderar a prova. Mas a partir da oitava volta (aproximadamente 20 quilômetros) sentiu o cansaço de disputar a terceira prova e foi ultrapassado pelos adversários. Logo atrás, Diogo Villarinho terminou na 18ª posição, em 5h11min04s.

"Foi uma prova difícil para mim, senti o cansaço de toda a competição. Comecei brigando pelas primeiras colocações e dei o máximo. A competição foi positiva, pela classificação olímpica e a medalha. Fiquei feliz por conseguir ser persistente em completar a prova – comentou Allan do Carmo, prata na prova por equipe e classificado para os 10 km na Olimpíada.

A71Q8871.jpg
Allan do Carmo na largada para os 25km. Atleta terminou na 16ª posição. Foto: Satiro Sodré/SSPress

O italiano Simone Ruffini ganhou a prova, com 4h53m10s. Alex Meyer (4h53m15s), norte-americano, ficou com a prata, e Matteo Furlan (4h54m38), também da Itália, ficou com a medalha de bronze, a mesma colocação que conquistou na disputa dos cinco quilômetros.

Balanço

Com o objetivo principal de colocar o maior número possível de atletas na prova olímpica de dez quilômetros, em Copacabana, nos Jogos do Rio, a delegação brasileira de maratonas aquáticas analisou a competição como “além das expectativas ” e volta para o Brasil com três medalhas russas na bagagem, boas expectativas para o Rio 2016 e ainda apresentando uma nova geração de nadadores.

"Estamos satisfeitos com o desempenho de toda a equipe. O objetivo era colocar quatro atletas, mas conseguimos três e três medalhas. Eu esperava uma medalha nos 10 km, mas fizemos além. Claro que a Ana foi incrível, mas ela já foi campeã desta prova e sempre é uma vez campeã, sempre campeã. A Ana está muito bem fisicamente e mereceu os resultados. Começamos a apresentar uma nova safra de nadadores, com os resultados do Diogo Villarinho e da Carolina Bilich, que se trabalharem bastante vão conseguir fazer melhor no próximo mundial", disse Igor de Souza, chefe da delegação brasileira.

Na classificação final, o Brasil ficou com a quarta colocação geral, com 63 pontos. A prova de 25 quilômetros, por ser a mais longa, é a que mais explicita a importância da equipe multidisciplinar no acompanhamento dos atletas. Durante mais de cinco horas todos os integrantes da delegação, presentes na disputa, estavam diretamente ligados ao desempenho dos atletas. Isso porque, além dos treinadores, outros membros participaram da reidratação nutritiva dos nadadores, assim como o médico e a nutricionista, indicam o que contribuirá mais para o rendimento nas diferentes fases da prova.

Apoios

A delegação brasileira de Maratonas Aquáticas participou do 16º Campeonato Mundial FINA de Esportes Aquáticos com recursos dos Correios - Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva - Governo Federal - Ministério do Esporte, Speedo, Sadia e Universidade Estácio de Sá.

Medalhas do Brasil em Kazan

Maratona Aquática

Ouro - Ana Marcela Cunha - 25km
Prata – Allan do Carmo, Ana Marcela Cunha e Diogo Villarinho - prova de equipe 5km
Bronze – Ana Marcela Cunha – 10km (prova olímpica)

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos