Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Allan do Carmo vive expectativa de conduzir a tocha e segue treinamento forte para Rio 2016

Geral

23/05/2016 21h30

Revezamento da Tocha

Allan do Carmo vive expectativa de conduzir a tocha e segue treinamento forte para Rio 2016

Atleta baiano, já classificado para a maratona aquática nos Jogos Rio 2016, será um dos condutores da chama na cidade de Salvador

Na expectativa de conduzir a tocha olímpica nesta terça-feira (24.05) em Salvador, o nadador de maratonas aquáticas Allan do Carmo segue forte nos treinamentos para brigar pelo seus maior sonho no esporte: uma medalha nos Jogos Olímpicos Rio 2016 na maratona aquática. 

Nesta segunda-feira (23.05), o baiano enfrentou dois períodos de treino na Associação Cultural e Esportiva Braskem (ACEB), além de encarar um período de musculação na academia. Foram cerca de 15 mil metros ao todo. E isso se repete quase todos os dias. Só na quarta que o treino é um pouco mais leve. No domingo, descanso.

"O treino é puxado, são seis horas de treino por dia, duas sessões de piscina, uma de manhã e uma de tarde, uma sessão de academia. Alguns dias da semana tenho psicólogo e nutricionista", detalhou.

allandocarmo3_franciscomedeiros.jpg
Foto: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte

Carlos Rogério Rebouças Arapiraca treina Allan desde 2006 e conhece o maratonista aquático como poucos. Arapiraca acredita que a maior virtude do seu pupilo é sua disciplina e sua força de vontade como atleta. "Além disso, ele tem um senso de navegação muito bom e muito importante para nadar em águas abertas", disse o treinador.

allandocarmo4_franciscomedeiros.jpg
Foto: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte

Após o treino da tarde desta segunda-feira, o nadador destacou o momento especial quem vai viver ao ser um dos condutores da tocha olímpica em sua cidade. "É uma expectativa muito grande de conduzir a tocha, que tem todo um significado. E eu vou conduzir em um ponto especial, que é a Ladeira da Igreja Bonfim da Sagrada Colina", comentou.

Bolsa Pódio

Allan do Carmo faz parte do programa Bolsa Pódio do Ministério do Esporte e já está classificado para as Olimpíadas no Rio de Janeiro, onde chegará com muitas conquistas no currículo. "Muito feliz, isso já vem de um ano e já passou essa ansiedade de classificar. É um prazer estar classificado e agora e viver aquela expectativa de chegar logo, pois já treinei tudo que tinha que treinar e agora é esperar os momentos finais, ajustar algumas coisas e aguardar para competir logo e ter logo o resultado", afirmou o atleta que é campeão mundial de maratonas aquáticas 2014, vice campeão do circuito mundial 2015; medalhista de prata no mundial em Kazan 2015, na Rússia; e eleito melhor do mundo em águas abertas em 2014, dentre outros títulos.

Segundo o soteropolitano, o Bolsa Pódio é um auxílio essencial para o atleta desenvolver seu potencial e, também, cuidar de acontecimentos do cotidiano. "Vem ajudando bastante na parte dos treinamentos, do dia a dia, da gente ter as coisas, principalmente em cima da hora. São coisas que acontecem, muitas vezes não esperamos, e temos essa ajuda importante", afirmou o atleta, que já está na categoria Pódio há três anos.

Allan também salientou os benefícios que os investimentos para os Jogos Olímpicos trarão para o esporte brasileiro. "O Plano Brasil medalhas também vem dando toda a estrutura para nossos profissionais e dá não apenas o suporte, mas uma experiência que será aplicada em novos atletas", explicou. "Então esse plano não ajuda só a gente, mas será um legado para as próximas gerações."

» Leia mais notícias sobre o Revezamento da Tocha pelo Brasil

 

allandocarmo1_franciscomedeiros.jpg
Foto: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte

Rafael Brais - brasil2016.gov.br