Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Allan do Carmo e Ana Marcela confirmam título de Maratonas Aquáticas

20/10/2014 09h28

Allan do Carmo e Ana Marcela confirmam título de Maratonas Aquáticas

Copa do Mundo da modalidade foi encerrada neste sábado (18.10) em Hong Kong e os dois atletas subiram ao pódio

Satiro Sodré/ SSPress

Os baianos Allan do Carmo, 25 anos, e Ana Marcela Cunha, 22, conquistaram o título da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2014, encerrada neste sábado (18.10), com os 10 km de Hong Kong. Os dois nadadores subiram ao pódio na prova final: Allan foi prata, atrás do alemão Christian Reichert, enquanto Ana Marcela dividiu o bronze com a britânica Kari-Anne Payne, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, na estreia da modalidade em Olimpíadas. À frente delas, outra brasileira, Poliana Okimoto, que repetiu a prata da penúltima etapa, em Chun’an, na China. Poliana perdeu o ouro em Hong Kong na batida de mão com a húngara Anna Olasz. O alemão Andreas Waschburger completou o pódio masculino. O brasileiro Diogo Villarinho ficou na quarta colocação e Thomas Lurz, da Alemanha, em quinto.

 Allan do Carmo conquistou um inédito título masculino para o Brasil, e Ana Marcela, agora tricampeã (2010-2012-2014), subiu ao pódio em todas as etapas do circuito internacional da Federação Internacional de Natação (FINA), todo realizado no percurso olímpico de 10 mil metros. Nas oito provas da temporada, Marcela obteve cinco medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Já Allan terminou a temporada com duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. O Brasil encerrou sua melhor temporada na Copa do Mundo, com 20 pódios: 8 medalhas de ouro, 7 de prata e 5 de bronze.

“A prova foi forte do início ao fim, ao contrário de outras que começam lentas e aceleram no final. Termino o ano de forma positiva, com mais um pódio e fecho a temporada com chave de ouro numa prova de alto nível, disputando as primeiras colocações com mais de um adversário de peso e perdendo por muito pouco a medalha de ouro", disse Allan.

 A definição das colocações em Hong Kong demorou e foi preciso ver os filmes de chegada. Houve polêmica, com a indefinição da posição de Allan, 2º ou 3º. E, ainda, se Poliana conquistara ouro ou prata. Sem falar em Ana Marcela, que a princípio foi colocada no quarto lugar. Após protesto brasileiro, o empate foi decretado entre a brasileira e a britânica, e Ana pode comemorar mais um pódio.

 “A temporada foi muito boa, mas como já entrei campeã na última prova, fiquei ansiosa pra saber a minha colocação, para fazer história, estar no pódio em todas as etapas. A prova de Hong Kong foi bem mais forte, estilo Cancún ou Setúbal, e pela temporada que fiz, estou muito contente. Agora vou tirar umas férias merecidas e depois voltar com tudo para me preparar para a seletiva olímpica, que será no Mundial de Kazan, participando das provas que tiver que participar no ano que vem", disse Ana Marcela.

Pelo regulamento da FINA, além da obrigatoriedade de competir na última etapa, os atletas só disputam os prêmios do ranking final quando competem em, no mínimo, seis das oito provas. Allan e Ana Marcela têm direito a um prêmio de 20 mil dólares pelo título. Diogo Villarinho, quarto colocado em Hong Kong, também ficou em quarto na pontuação geral da Copa do Mundo e receberá 5 mil dólares. Entre os brasileiros, ficaram dois alemães, empatados na segunda posição: o medalhista olímpico Thomaz Lurz, campeã da Copa do Mundo em 2013, e Christian Reichert, o único a superar Allan neste sábado, em Hong Kong.

No feminino, Poliana Okimoto foi a segunda colocada na pontuação, com 92 pontos, mas, pelo critério da federação internacional, ela não participou da disputa porque ficou de fora das três travessias canadenses, devido a uma lesão na coluna cervical. A prova de Hong Kong foi a quinta de Poliana, primeira brasileira a vencer a Copa do Mundo, em 2009.

Desta forma, Ana Marcela foi campeã com 149 pontos, seguida por Christine Jennings, dos Estados Unidos (65), e Angela Maurer, da Alemanha, com 45 pontos. No masculino, Allan levou o título com 121 pontos, Thomas Lurz e Christian Reichert marcaram 88, e Diego Villarinho, 86.

A dupla brasileira campeã da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2014, junto com o time de maratonistas, chega ao Brasil na noite nesta segunda-feira (20.10).

[[nid:5285]]

Fonte: CBDA