Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alison/Álvaro e Evandro/Bruno vão às oitavas na etapa chinesa do Circuito Mundial de vôlei de praia

Volei de praia

23/05/2019 14h54

Vôlei de praia

Alison/Álvaro e Evandro/Bruno vão às oitavas na etapa chinesa do Circuito Mundial de vôlei de praia

A fase de grupos em Jinjiang tem oito chaves com quatro duplas cada, jogando entre si

O Brasil avançou com suas quatro duplas à fase eliminatória do torneio masculino na etapa quatro estrelas de Jinjiang do Circuito Mundial de vôlei de praia 2019, na China. Na madrugada desta quinta-feira (23.05), Alison/Álvaro Filho (ES/PB) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) conseguiram duas vitórias seguidas e foram direto às oitavas de final do torneio.

Pedro Solberg/Vitor Felipe (RJ/PB) e André Stein/George (ES/PB) venceram a primeira rodada, mas acabaram superados no segundo duelo do dia e disputam a repescagem. As duas fases ocorrem na madrugada desta sexta-feira (24.05). Os adversários ainda dependem de sorteio após o final da fase de grupos, com jogo das duplas que perderam na estreia.

alisonalvaroeevandrobrunovaoasoitavasedoistimesarepescagem.jpg
Foto: Divulgação/FIVB

Alison/Álvaro Filho e Pedro Solberg/Vitor Felipe começaram o torneio se encontrando logo no segundo jogo. Alison e Álvaro superaram na estreia os chineses Zhuoxin Li/Chaowei Zhou por 2 sets a 0 (21/17, 21/17), em 30 minutos. Pedro e Vitor venceram de virada os mexicanos Virgen e Ontiveros por 2 sets a 1 (15/21, 22/20, 15/10), em 46 minutos.

Os compatriotas fizeram então o duelo valendo a liderança do grupo F. Alison e Álvaro Filho levaram a melhor no tie-break: 21/18, 15/21, 15/13, em 53 minutos. Vitória que deu vaga direta às oitavas de final para o campeão olímpico e o medalhista pan-americano. Alvinho analisou a vitória e destacou a força da equipe adversária.

"É sempre difícil jogar contra times brasileiros, especialmente jogadores como Pedro Solberg e Vitor Felipe. São jogadores fantásticos, eles podem jogar na defesa e no bloqueio, sacam bem, podem jogar em todas as posições. É um time muito forte. Acho que nossa determinação foi a diferença. Estávamos juntos em todos os pontos, se apoiando", disse Álvaro, que completou.

"Tivemos apenas uma ou duas semanas de treinamentos para esses torneios. Sabemos que é uma missão difícil, mas queremos muito jogar bem juntos. Estou gostando muito de jogar com Alison. Feliz com todo suporte da nossa equipe, estou aprendendo muito com eles".

Quem também largou com duas vitórias seguidas foi Evandro/Bruno Schmidt, que superou na estreia os chineses Likejiang Ha/Jiaxin Wu por 2 sets a 0 (21/14, 21/9), em 30 minutos. Horas depois, valendo a liderança do grupo G, triunfo sobre os norte-americanos Bourne/Crabb: 2 sets a 1 (21/15, 20/22, 17/15), em 52 minutos de duração e vaga nas oitavas.

André Stein e George começaram superando os australianos Durant/Schumann por 2 sets a 0 (21/12, 23/21), em 37 minutos. No duelo valendo o primeiro lugar do grupo E, acabaram vencidos pelos canadenses Sam Pedlow e Sam Schachter: 2 sets a 0 (21/17, 21/18), em 34 minutos. Com isso, assim como Pedro e Vitor, terão que disputar a repescagem.

A fase de grupos em Jinjiang tem oito chaves com quatro duplas cada, jogando entre si. Os primeiros colocados avançam direto às oitavas de final (Round 2), enquanto segundos e terceiros disputam uma rodada extra, a repescagem (Round 1), e a partir desta fase, os jogos seguem no formato de eliminatória direta, com oitavas, quartas, semifinais e finais.

Jinjiang recebeu um torneio do Circuito Mundial pela primeira vez em 2018, sem a participação de duplas brasileiras. Na ocasião, os norte-americanos Mayer/Crabb e as japonesas Mizoe/Hashimoto ficaram com a medalha de ouro.

Os torneios do Circuito Mundial são divididos em estrelas (uma até cinco). Jinjiang é o quarto torneio nível quatro estrelas disputado em 2019. Outros cinco desta categoria serão realizados até o final do ano com distribuição de cerca de R$ 1,2 milhão em prêmios para todos os times em disputa, sendo cerca de R$ 80 mil para a dupla campeã de cada naipe. A competição também dará 800 pontos aos campeões em cada naipe.

Fonte: Confederação Brasileira de Vôlei