Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aline Silva é prata e wrestling brasileiro encerra preparação europeia para o Pan

Geral

16/07/2019 16h16

Wrestling

Aline Silva é prata e wrestling brasileiro encerra preparação europeia para o Pan

Depois de 12 dias na Europa, em torneios e treinamentos, delegação nacional retorna ao Brasil com quatro medalhas para últimos ajustes antes dos Jogos Pan-Americanos

O wrestling brasileiro encerrou no último domingo (14.07) a preparação europeia para os Jogos Pan-Americanos de Lima com mais um pódio. Aline Silva conquistou a medalha de prata na categoria até 76kg no Yasar Dogu 2019, em Istambul, na Turquia. No total, a delegação nacional ficou 12 dias na Europa entre a disputa do Grand Prix da Espanha, em Madri, o treinamento de campo internacional, também na capital espanhola, e o Torneio Internacional Yasar Dogu. Além das medalhas de Aline, que também levou a prata no Grand Prix de Madri, a equipe nacional subiu ao pódio com Giullia Penalber (até 57kg) e Lais Nunes (até 62kg), ambas medalhistas de bronze na capital espanhola.

#PraCegoVer: Fotografia mostra a atleta Aline Silva, com a medalha de prata, ao lado do superintendente da CBW, Roberto Leitão
Aline Silva e o superintendente da CBW, Roberto Leitão. Foto: CBW/Divulgação

"O intercâmbio em forma de torneios e treinos é fundamental para conhecermos nossos adversários, identificarmos os erros e testarmos novos movimentos. A equipe aproveitou bastante tanto os torneios quanto o treinamento de campo. Agora é voltar ao Brasil para a fase final de polimento e ajustes para os Jogos Pan-Americanos de Lima", afirmou Roberto Leitão, superintendente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) e chefe de equipe da delegação na Europa e nos Jogos Pan-Americanos de 2019.

Sete dos nove atletas que vão representar o país em Lima estiveram na preparação. No estilo greco-romano, Joilson Júnior (até 67kg) e Angelo Moreira (até 77kg). Já no wrestling feminino, Kamila Barbosa (até 50kg), Camila Fama (até 53kg), Giullia Penalber (até 57kg), Lais Nunes (até 62kg) e Aline Silva (até 76kg). Depois de dois anos com lesões que a afastaram dos tapetes, Aline não escondeu a felicidade de voltar a competir em alto nível e de lutar de igual para igual com as principais adversárias. No Yasar Dogu, Aline só foi batida pela canadense campeã dos Jogos Olímpicos, Erica Wiebe, pelo placar de 2 a 1.

"É muito bom voltar e conquistar duas medalhas nos dois torneios em que lutei. Ainda não estou no lugar do pódio que quero, mas sei que tenho que ir um passo de cada vez. O primeiro objetivo está logo aí, que são os Jogos Pan-Americanos de Lima, onde vamos ter as principais atletas da categoria. Depois o Mundial no Cazaquistão, que vale vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Neste momento, só quero agradecer a todos que torcem por mim", frisou Aline, duas vezes medalhista dos Jogos Pan-Americanos, prata em Guadalajara 2011 e bronze em Toronto 2015.

Daniel Nascimento no Irã

Enquanto parte da equipe regressa ao Brasil, Daniel Nascimento (até 57kg) segue preparação no Irã. O amazonense permanece em Teerã, capital iraniana, até a próxima semana, quando regressa ao país. Já Antoine Joaude, da categoria até 125kg, segue a rotina de treinos no Rio de Janeiro. Os nove atletas se reúnem no dia 4 de agosto, quando viajam para Lima, e competem entre os dias 7 e 10 de agosto nos Jogos Pan-Americanos.

Fonte: Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)