Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aline Rocha será a porta-bandeira do Brasil na Abertura

Geral

08/03/2018 23h22

Jogos Paralímpicos de Inverno

Aline Rocha será a porta-bandeira do Brasil na Abertura

Paranaense do esqui cross-country carregará o símbolo na festa marcada para a manhã desta sexta (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de PyeongChang. País será o 15º a desfilar

A paranaense Aline Rocha, do esqui cross-country, foi anunciada nesta quinta-feira, 8.03, como porta-bandeira do Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang, marcada para esta sexta, 9, a partir das 8h (de Brasília). O país, que conta ainda com o esquiador Cristian Ribera e o snowboarder André Cintra na delegação, será o 15º a desfilar no Estádio Olímpico de PyeongChang. A festa terá transmissão ao vivo no site do Comitê Paralímpico Internacional (paralympic.org), com previsão de duração de 1h50min.

Aline durante a cerimônia de boas vindas à delegação do Brasil. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB
"Nós, mulheres, temos mostrado nossa força e espero que a minha participação aqui contribua para que outras possam seguir o mesmo caminho"
Aline Rocha

Aline, de 27 anos, é a primeira brasileira a disputar uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno e a única competidora sul-americana na Coreia do Sul. Ela também faz parte do seleto grupo de atletas que tem no currículo Jogos de Verão e de Inverno, já que esteve no Rio 2016, onde disputou a maratona e os 1.500m no atletismo em cadeira de rodas. 

“Ter sido escolhida porta-bandeira é uma grande honra. Fiquei emocionada e muito feliz. Nós, mulheres, temos mostrado nossa força e espero que a minha participação aqui contribua para que outras possam seguir o mesmo caminho. Nós podemos e devemos correr atrás dos nossos sonhos. As mulheres podem ser o que elas quiserem”, disse, com menção à comemoração do Dia Internacional da Mulher, celebrado neste dia 8.

"A escolha da Aline é extremamente simbólica para celebrar a primeira mulher brasileira a conquistar uma vaga nos Jogos de Inverno"
Alberto Martins da Costa, diretor-técnico do CPB

"A escolha da Aline é extremamente simbólica, por causa do Dia Internacional da Mulher e para celebrar a primeira mulher brasileira a conquistar uma vaga nos Jogos de Inverno", reforçou Alberto Martins da Costa, diretor-técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Nos Jogos, Aline disputará quatro provas no esqui cross-country em diferentes distâncias: 12km, 1,1km, 7,5km e o revezamento misto 4x2,5km, ao lado de Cristian Ribera. 

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang serão os maiores da história e reunirão 567 atletas de 48 países, mais os neutros. Os Estados Unidos têm a maior delegação, com 68 atletas, seguido por Canadá (52) e Japão (38). Os donos da casa estão em quarto, com 36 competidores. Além do snowboard e do esqui cross-country, estão no programa nesta edição o biatlo, o esqui alpino, o curling em cadeira de rodas e o hóquei em trenó. No total, serão disputadas medalhas em 80 eventos do dia 9 ao dia 18. Toda a competição terá transmissão ao vivo pelo site do Comitê Paralímpico Internacional (paralympic.org). 

Perfil:

Aline Rocha – Pinhão (PR)
Data de nascimento: 20/02/1991
Peso: 38 kg
Altura: 1,53
Classe: LW11 (sitting)
Modalidade: esqui cross-country

História: Aline sofreu um acidente de carro aos 15 anos que lhe causou uma lesão medular e a perda dos movimentos das pernas. Iniciou sua trajetória no esporte praticando atletismo, quatro anos após ter se acidentado. Há pouco mais de um ano, passou, também, a competir na neve, já que os movimentos do esqui cross country eram parecidos com o da corrida em cadeira de rodas.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro