Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alana Maldonado é ouro na Copa do Mundo do Uzbequistão

Atletismo

09/10/2017 18h15

Judô paralímpico

Alana Maldonado é ouro na Copa do Mundo do Uzbequistão

Brasileira venceu suas três lutas e garantiu o lugar mais alto do pódio. País ainda levou uma prata e um bronze no torneio

alana.png
Alana pela primeira vez suas três adversárias na competição, o que exigiu mais concentração da judoca. Foto: Divulgação
Alana Maldonado confirmou a boa fase na carreira e conquistou o ouro da categoria até 70kg na Copa do Mundo IBSA de Judô Paralímpico, na manhã desta segunda-feira (09.10), em Tashkent, capital do Uzbequistão. O Brasil faturou ainda outras duas medalhas na competição, com Lúcia Araújo, prata na divisão -63kg, e o bronze de Wilians Araújo na disputa acima de 100kg.
 
Alana chegou ao alto do pódio ao vencer todas as três lutas na competição, contra Gulruh Rahminova e Vasila Aliboeva, do Uzbequistão, e Gaeun Lee, da Coreia do Sul. Foi a primeira vez que a Alana encarou as adversárias, o que para a atleta trouxe uma dificuldade maior por não conhecer o estilo de luta das rivais.
 
“Estou muito feliz com a medalha. Tive três adversárias novas na categoria, então foram lutas que exigiram muita atenção e cautela, mas graças a Deus deu tudo certo. Ainda tenho muito a melhorar, e os treinamentos não param. Na semana que vem já temos a disputa do Grand Prix Infraero de Judô Para Cegos, em Porto Alegre”, comemorou a campeã.

O Brasil subiu ao pódio outras duas vezes na competição. Pela categoria até 63kg, Lucia Araújo fez a final contra a sul-coreana Songlee Jin, mas foi derrotada e ficou com a prata. Já na divisão acima de 100kg, Wilians Araújo não deu chances para o turco Onur Tastan, venceu por imobilização e garantiu o bronze.
 
Mais cinco atletas chegaram perto da medalha, mas acabaram sendo derrotados na disputa do bronze. Harlley Arruda (até 81kg), Arthur Silva (até 90kg), Antônio Tenório (até 100kg), Maria Lins (até 57kg) e Rebeca Silva (acima de 70kg). A lista de brasileiros que entraram no tatame conta ainda com Denis Rosa, Gabriel Silva, Giulia Pereira, Luan Pimentel e Thiego Silva.
 
A delegação brasileira contou com a participação de 13 atletas, dos seguintes estados: Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Os paulistas foram maioria com sete representantes, seguido dos cariocas com três.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro