Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aeronaves da FAB conduzem corpos de vítimas de acidente aéreo para o Brasil

Atletismo

02/12/2016 20h09

#ForçaChape

Aeronaves da FAB conduzem corpos de vítimas de acidente aéreo para o Brasil

Cerimônias de homenagens estão agendadas para aeroporto de Chapecó e Arena Condá neste sábado. Governo Federal concede Cruz e Medalha do Mérito Desportivo às vítimas

Após uma última homenagem prestada pelos colombianos na Base Aérea de Rionegro, em Medellín, três aviões C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram no início da noite desta sexta-feira (2.12) rumo ao Brasil. Com eles, os corpos de 50 vítimas do acidente aéreo que deixou 71 mortos, entre atletas e dirigentes da Chapecoense, jornalistas e tripulantes.

A previsão, segundo a FAB, é de que a aterrissagem em Manaus, primeira escala no trajeto, ocorra por volta das 23h30 (horário de Brasília). Na capital amazonense serão feitos procedimentos alfandegários e em seguida as aeronaves seguem para Chapecó, com chegada prevista para as 8h.

Aviões C-130 Hércules são responsáveis pelo traslado dos corpos para o Brasil. Foto: FAB

No terminal aeroportuário da cidade catarinense, haverá uma cerimônia fúnebre com a presença do presidente da República, Michel Temer, de ministros de Estado, de autoridades locais e de familiares das vítimas.

Na ocasião, será entregue aos familiares, como homenagem póstuma, a Cruz e a Medalha do Mérito Desportivo, concedidas a brasileiros e estrangeiros que tenham se tornado merecedores de alta distinção no âmbito esportivo. A decisão foi oficializada nesta sexta-feira, com a publicação no Diário Oficial da União. 

Ao fim do evento, um cortejo em carros abertos seguirá até a Arena Condá, em Chapecó, para o velório coletivo. Num primeiro instante, a cerimônia será restrita a familiares e amigos íntimos das vítimas. Na sequência, os portões do estádio serão abertos para que a população possa prestar a última homenagem a atletas, dirigentes do clube e jornalistas.

Após última homenagem na Colômbia, corpos foram embarcados nos C-130 Hércules da FAB. Foto: FAB

Na sequência, uma nova logística será implementada. Os 16 corpos que serão sepultados em Chapecó terão a continuidade do velório no Centro de Convenções da cidade. Outros 19 corpos que têm como destino final cidades da Região Sul serão trasferidos por via terrestre. Por fim, 15 corpos que irão para regiões mais distantes do país serão conduzidos por via aérea até o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e de lá transferidos para as cidades em que serão sepultados.

O acidente ocorreu na madrugada de terça-feira. O voo da Lamia conduzia 77 pessoas e decolou de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. A queda ocorreu numa região próxima ao Aeroporto de Medellín, na Colômbia. Há seis sobreviventes. Três atletas da Chapecoense, um jornalista e dois tripulantes do avião. A Chapecoense disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana na quarta-feira, em Medellín, contra o Atlético Nacional. No dia e na hora da disputa, o estádio colombiano e a arena catarinense ficaram cheias de torcedores numa homenagem simbólica às vítimas do desastre.

Brasil2016.gov.br