Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Acordo garante Paris como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 e Los Angeles de 2028

Atletismo

01/08/2017 11h54

Jogos Olímpicos

Acordo garante Paris como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 e Los Angeles de 2028

Anúncio das cidades será oficializado durante Assembleia do COI em setembro

As cidades de Paris, na França, e Los Angeles, nos Estados Unidos, entraram em acordo para sediarem os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 e 2028, respectivamente. A divulgação foi feita nesta segunda-feira (31.07) pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), após o Comitê Organizador da cidade norte-americana abrir mão de 2024 e anunciar candidatura para edição seguinte. O acordo que garante a capital francesa como sede dos Jogos Olímpicos será oficializado durante Assembleia do COI, em setembro, na cidade de Lima, no Peru.

Será a terceira vez que a cidade francesa receberá o evento. Paris volta a organizar uma edição dos Jogos Olímpicos depois de 100 anos, quando foi anfitriã em 1924 e 1900. Já a cidade de Los Angeles já sediou os Jogos Olímpicos em 1932 e 1984.

Los Angeles Declares Candidature for Olympic Games 2028 - IOC to contribute (1/2) pic.twitter.com/JkIbkFy7wS

— IOC MEDIA (@iocmedia) 31 de julho de 2017

"O COI aceita a decisão do Comitê Olímpico e Paralímpico de Los Angeles, e estamos felizes em divulgar o contrato de Cidade-Sede para 2028 de uma forma transparente e oportuna. Los Angeles apresentou uma candidatura excelente que abraça as prioridades sustentáveis da Agenda Olímpica 2020 maximizando o uso de instalações já existentes e encorajando a participação de mais jovens no Movimento Olímpico. Estamos felizes de, como parte do Contrato de Cidade-Sede, podermos aumentar o acesso dos jovens da cidade ao esporte e encorajar o estilo de vida saudável dos Angelenos pelos próximos 11 anos. Estamos muito confiantes de que poderemos alcançar um acordo em três partes sob a liderança do COI com LA e Paris em agosto, criando uma situação favorável aos três parceiros. O acordo será apresentado à Assembleia do COI em Lima, em setembro, para ratificação", disse o presidente da entidade, Thomas Bach.

Após o acordo com o COI, o Comitê Organizador dos Jogos de Los Angeles receberá uma contribuição de US$ 1,8 bilhão. O valor será adiantado ao Comitê devido ao longo período de organização dos jogos para incentivar a participação e o acesso de jovens a programas esportivos nos anos que antecedem os Jogos. O anúncio foi feito através do site oficial da entidade. A próxima edição dos Jogos Olímpicos será realizada em Tóquio, no Japão, em 2020.

Conheça projeto Olímpico de Paris:

Conheça projeto Olímpico de Los Angeles: 

Fonte: Com informações do Comitê Olímpico Internacional