Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aberto edital para uso de instalações olímpicas na Barra e em Deodoro

Geral

11/05/2017 19h00

Gestão do Legado

Aberto edital para uso de instalações olímpicas na Barra e em Deodoro

Entidades interessadas podem fazer pedidos de ocupação das arenas para treinos e eventos esportivos, recreativos, culturais, religiosos e educacionais

A Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) publicou nesta quinta-feira (11.05), no Diário Oficial da União, o edital nº 1. O documento abre um canal oficial para entidades da sociedade civil interessadas em usar as instalações esportivas dos Parques Olímpicos da Barra e de Deodoro. De acordo com o texto, o pedido pode ser para "eventos de natureza esportiva, recreativa, cultural, religiosa ou educacional".

No Parque Olímpico da Barra, estão sob gestão da AGLO o velódromo, as Arenas Cariocas 1 e 2 e o Centro Olímpico de Tênis. Foto: Gabriel Heusi/brasil2016.gov.br

"Com a publicação desse edital, a AGLO oficializa a abertura de oportunidades de uso das principais instalações olímpicas. É importante que confederações e federações das várias modalidades, e inclusive iniciativas não estritamente ligadas ao esporte, se apropriem desse espaço para que a construção do legado seja a mais completa e consistente possível", afirmou Paulo Márcio Dias Mello, presidente da AGLO.

Os interessados devem apresentar requerimento à AGLO com documentos e informações relativos ao evento ou treinamento. A lista de documentos e formulários está no site do Ministério do Esporte. O requerimento será submetido à análise técnica da Diretoria de Relações Institucionais. Se houver mais de um interessado no uso das instalações num mesmo período e não houver possibilidade de remanejamento de datas, caberá à AGLO a decisão final.

Instituída em 30 de março de 2017, em substituição à Autoridade Pública Olímpica (APO), a Autoridade de Governança do Legado Olímpico tem como atribuição a adequação, manutenção e utilização das instalações esportivas olímpicas e paralímpicas, além da promoção de estudos para a adoção de um modelo de gestão sustentável sob os aspectos econômico, social e ambiental do legado dos Jogos.

No Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, o Velódromo, o Centro Olímpico de Tênis e as Arenas Cariocas 1 e 2 estão sob responsabilidade da AGLO. Em Deodoro, o Centro de Tiro Esportivo, o Centro de Hóquei sobre Grama, o Centro de Pentatlo Moderno e a Arena da Juventude estão sob gestão da entidade, ligada ao Ministério do Esporte.

Luiz Roberto Magalhães - Ascom, Ministério do Esporte