Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A 500 dias para os Jogos Olímpicos, Tóquio divulga ponto de partida do tour da tocha

Geral

12/03/2019 12h06

Tóquio 2020

A 500 dias para os Jogos Olímpicos, Tóquio divulga ponto de partida do tour da tocha

Comitê Organizador revelou ainda os locais de exibição da chama olímpica no leste do país

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 anunciou nesta terça-feira (12.03), data que marca os 500 dias para a cerimônia de abertura das Olimpíadas, os pontos onde ficará exibida a chama olímpica antes do início do revezamento, em Miyagi, Iwate e Fukushima. Os locais enfrentaram um grande terremoto e um tsunami em 2011. 

» Tóquio revela os pictogramas dos Jogos Olímpicos de 2020

A exibição planejada é baseada no conceito de que os Jogos Olímpicos devem ajudar na reconstrução de áreas atingidas pelo desastre. Ela também estará alinhada com o conceito do Revezamento da Tocha Olímpica: "A esperança ilumina nosso caminho". A chama olímpica, depois de acesa na Grécia, será exibida nas três prefeituras mais afetadas, entre 20 e 25 de março de 2020.

O revezamento em si começará em 26 de março, no Centro Nacional de Treinamento J-Village, em Fukushima. Ele passará por todas as 47 prefeituras no Japão ao longo de 121 dias, dando a oportunidade de mostrar suas diversas atrações culturais e paisagísticas.

#PraCegoVer: Fotografia mostra um campo de futebol com uma pista de atletismo em volta. É o J-Village, local onde terá início o revezamento da tocha olímpica.
J-Village, ponto de partida do tour da tocha. Foto: Tóquio 2020/Divulgação

Locais de exibição

A chama chegará da Grécia na base aérea de Matshushima, em Miyagi, no dia 20 de março, e será exposta em três pontos. O distrito de Minamihama da cidade de Ishinomaki perdeu 400 de seus habitantes para o tsunami. Parte do local será concluída em março de 2020 como um memorial e símbolo de reconstrução.

No dia seguinte, a chama irá para a saída leste da estação de Sendai, local que registrou a intensidade sísmica mais forte na cidade. Em 22 de março, o fogo ficará na linha ferroviária Sanriku e na locomotiva a vapor SL Ginga, entre as estações Miyako, Kamaishi e Hanamaki. Esse ponto foi seriamente danificado pelo terremoto, mas será reaberto após cerca de oito anos, em 23 de março de 2019.

A chama olímpica segue, então, para o complexo Kyassen Ofunato, na cidade de Ofunato, atingida pelo terremoto e que teve a área central danificada pelo tsunami. O complexo comercial foi reconstruído em 2017. Já em 24 de março, o símbolo olímpico chega ao centro da cidade de Fukushima e ao ginásio Azuma, que recebeu 110 mil pessoas em 2011, na cidade que se tornou uma importante base de apoio aos sobreviventes. A estação de Fukushima sofreu danos severos no terremoto e teve as operações suspensas após o desastre, mas a maior parte dos serviços foi restaurada apenas um mês depois.

Por fim, em 25 de março, a chama olímpica será exposta no Aquamarine Park, em Iwaki, base para visitas e intercâmbio cultural. O aquário ambiental foi gravemente atingido pelo terremoto e reaberto em julho de 2011, tornando-se um símbolo da reconstrução da cidade de Iwaki.

No dia 26 de março, terá início, então, o revezamento da tocha em J-Village, localizada em Naraha e Hirono, na prefeitura de Fukushima. O complexo foi inaugurado em 1997 como o primeiro centro nacional de treinamento de futebol do Japão. Após o terremoto e o tsunami de 2011, a instalação precisou encerrar as operações e foi usada como base de apoio para o acidente da usina nuclear. O local foi recuperado e retomou o funcionamento como mais um símbolo de reconstrução.

» Comitê Organizador de Tóquio 2020 divulga datas do revezamento da chama olímpica

» Confira como será o revezamento da tocha nas cidades japonesas (página em inglês)

Contagem regressiva

Para marcar os 500 dias e a contagem regressiva para o início dos Jogos, uma caravana de ônibus percorrerá, entre 12 e 30 de março, várias áreas de Tóquio, incluindo as três áreas afetadas de Iwate, Miyagi e Fukushima. A programação inclui conteúdos relacionados aos Jogos Olímpicos para interagir com as crianças.

Fonte: Comitê Organizador Tóquio 2020