Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A 50 dias dos Jogos Paralímpicos, CPB anuncia a maior delegação brasileira da história

Atletismo

19/07/2016 19h04
por luizinho — última modificação 19/07/2016 19h00

Jogos Paralímpicos Rio 2016

A 50 dias dos Jogos Paralímpicos, CPB anuncia a maior delegação brasileira da história

Atletas experientes e estreantes, além dos embaixadores do Brasil para a competição, se emocionaram em evento realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou, nesta terça-feira (19.7), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, a delegação completa para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, que começam daqui a 50 dias. Ao todo, 278 atletas (181 homens e 97 mulheres) competirão no Rio de Janeiro entre os dias 7 e 18 de setembro. Esse número representa a maior delegação brasileira da história em Paralimpíadas.

Atletas do Brasil prestigiam o anúncio da delegação nacional para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Foto: CPB

O estado com o maior número de representantes é São Paulo, com 75 atletas. Ele é seguido pelo Rio de Janeiro, com 33; e pelo Paraná, que enviará 20 representantes à Cidade Maravilhosa. São Paulo e Rio de Janeiro dão ao Sudeste a maioria dos convocados: 128. Todas as regiões estarão representadas: Norte (17), Nordeste (53), Centro-Oeste (39) e Sul (41).

O grupo selecionado pela direção técnica do CPB tem diversas conquistas no currículo. Grandes medalhistas paralímpicos como Daniel Dias, Clodoaldo Silva, Andre Brasil (natação), Terezinha Guilhermina e Yohansson do Nascimento (atletismo) estão na lista. Ao todo, são 44 atletas de 11 modalidades distintas que já subiram ao pódio em Paralimpíadas e tentarão repetir a conquista no Rio de Janeiro.

» Confira a lista dos atletas que defenderão o Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

“Essa paralimpíada já começou especial porque pela primeira vez nós estamos tendo um evento para anunciar a convocação. Isso é muito gratificante e motiva ainda mais cada atleta que está aqui”, disse o nadador Daniel Dias, que competirá em seis provas individuais e ainda pode integrar a equipe do revezamento.

Sobre as disputas, ele garante que mesmo sendo o principal atleta brasileiro da natação paralímpica e já tendo tantas medalhas na bagagem, haverá um sabor especial no Rio 2016 por toda a atmosfera de nadar em casa. “É melhor que todos os adversários se preocupem com essa equipe da natação. Nós estaremos na nossa casa e prontos para vencer”, avisou o sempre sorridente nadador.

A convocação oficial foi feita pelo presidente do CPB e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), Andrew Parsons. Ele deu as boas-vindas aos atletas, ao público em geral e apresentou os novos embaixadores do Movimento Paralímpico: os atores Cleo Pires e Paulo Vilhena e o empresário José Victor Oliva.

O Programa de Embaixadores do CPB foi lançado no ano passado com o objetivo de atrair mais atenção para o movimento paralímpico. Com as chegadas de Cleo Pires, José Victor Oliva e Paulo Vilhena, agora são 13 os embaixadores: Fernanda Lima, Rodrigo Hilbert, Emerson Fittipaldi, Flavio Canto, Luiz Severiano Ribeiro, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Gustavo Kuerten, Nizan Guanaes e Ayrton Senna (in memoriam).

Logo depois, Andrew chamou os representantes de cada modalidade para subir ao palco e discursar sobre a expectativa para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

A atriz Cleo Pires, embaixadora do Movimento Paralímpico: “eles são super-heróis”. Foto: CPB

Uma das expressões mais emocionantes foi a do atleta do hipismo Sérgio de Oliva, que disputará sua terceira Paralimpíada. “No meu esporte são dois corações lutando pelo mesmo objetivo: o coração do cavaleiro e o coração do cavalo. E juntos nós vamos fazer o melhor possível para vencer. Representar o meu país é mais do que a realização de um sonho, é inexplicável”, disse o cavaleiro.

Pela primeira vez na história, o Brasil estará representado em todas as 22 modalidades que compõem o programa paralímpico e a meta do CPB é que o país fique entre os cinco melhores no quadro de medalhas. Na última edição das Paralimpíadas, em Londres 2012, o Brasil terminou na sétima colocação geral, após conquistar 43 medalhas: 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze.

“Vocês podem esperar muita garra e determinação dessa equipe, pois todos nós estamos muito orgulhosos e felizes em vestir a camisa do Brasil e daremos todo o nosso suor”, falou o jogador Alexandre Vitor Giuriato, representante do rugby em cadeira de rodas, esporte que fará sua estreia no Rio 2016.

Novos embaixadores

Os novos embaixadores do Movimento Paralímpico também falaram e não esconderam a emoção por participar de um momento tão marcante para o paradesporto brasileiro.

“É uma honra poder fazer parte dessa família. Conhecer cada história, cada atleta é importante para que a gente saiba quem são os nossos verdadeiros heróis”, afirmou Paulo Vilhena.

Já a atriz Cleo Pires disse que se impressionou com a determinação dos representantes do Brasil. “Quando mergulhei no universo do paradesporto fiquei impressionada com a garra desses atletas. Aliás, eles são super-heróis! Já me sinto parte integrante dessa delegação”.

“Eu sei, por experiência própria, um tantinho sobre a busca incansável dos atletas paralímpicos. Eu sei que eles transformam cada limitação em desafios de superação. Para mim é motivo de orgulho imenso ser um dos embaixadores e estarei em todas as competições que puder, torcendo e apoiando”, avisou o empresário José Victor Oliva, cujo filho, João Victor, disputará os Jogos Olímpicos Rio 2016 no hipismo adestramento.

Acompanhe as imagens da apresentação da delegação brasileira para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Convocação dos atletas para os Jogos Rio 2016

Valeria Barbarotto – brasil2016.gov.br – com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Conteúdo
Rio2016Convocao.pdf