Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 500 dias: herança da Copa facilita fiscalização da Anatel

23/03/2015 15h27

500 dias: herança da Copa facilita fiscalização da Anatel

Estrutura de ponta para monitoramento ajuda a garantir qualidade de transmissões e evitar interferências

Legado concreto da Copa do Mundo, o Centro de Monitoramento de Redes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, terá papel fundamental para os Jogos Olímpicos. A sala com equipamentos de última geração em áudio, vídeo, automação e segurança funciona como um sistema integrado para acompanhamento da prestação de serviços de telecomunicações pelas empresas. Lá, é possível coletar informações especificas sobre qualidade e interrupções do serviço por estado, por cidade e até por bairros.

Com o mapeamento e a fiscalização da rede de telecomunicações do Rio de Janeiro, a Anatel pode detalhar ainda mais o planejamento para a atuação durante os Jogos e ampliar a eficiência da gestão de riscos. Essa função é destacada como crucial pelo presidente da agência, João Rezende.

Outra das atribuições da Anatel durante os Jogos é a alocação de espectro para uso temporário pelas emissoras de radiodifusão que cobrirão os Jogos, de forma a evitar interferências prejudiciais à transmissão ou aos serviços de telecomunicações. Rezende lembra que a bem sucedida experiência adquirida durante a Copa e outros grandes eventos sediados pelo Brasil servirá como parâmetro para agência durante as Olimpíadas.

Em entrevista ao Brasil2016, o presidente ressalta que, mesmo diante das demandas específicas dos Jogos Olímpicos, as atividades de fiscalização dos serviços prestados aos usuários rotineiros não sofrerão alteração. “Fiscalizamos a qualidade do serviço no Brasil inteiro. Evidentemente que temos a concentração da Olimpíada, que pode trazer um maior tráfego, mas essa demanda já foi quantificada na Copa. Temos experiência com essa questão”.

Confira a entrevista

Preparação para os Jogos

Fizemos esse trabalho na Copa das Confederações, que era o monitoramento do evento em si, principalmente o da qualidade das redes e dos serviços prestados. Tanto do ponto de vista coorporativo, dos serviços prestados para outras empresas que precisavam transmitir o evento, como do ponto de vista do usuário dentro do estádio. Isso cresceu na Copa do Mundo. Acompanhamos todos os jogos, e agora estamos nos preparando para a Olimpíada. A nossa preocupação é ter a garantia de que os eventos acontecerão com a máxima segurança. Isso exige um trabalho prévio grande, que são os diagnósticos das redes, principalmente aquelas estações e redes vinculadas ao evento. No caso da Olimpíada, a Anatel se concentra no mapeamento das redes existentes no Rio de Janeiro para que não haja sobressalto.Anatel

Centro de Monitoramento

Tivemos uma execução orçamentária próxima a R$ 140 milhões de recursos destinados para os grandes eventos. Evidentemente que uma parte desses recursos está expressa aqui no Centro de Monitoramento, mas não é só isso. O Centro de Monitoramento é fundamental, porque é o legado mais visível, mas temos satélites que monitoram clandestinidades de satélites que transmitem no Brasil e radiofrequência clandestina. O Brasil inteiro hoje está equipado com isso. No Centro de Monitoramento temos mapeadas todas as estações móveis no Brasil que prestam serviço móvel pessoal. Conseguimos inclusive oferecer isso para a população, através dos telefones que têm a condição de acessar esse produto, onde o usuário pode ver a quantidade existente de antenas 2G, 3G, 4G, inclusive a qualidade do serviço prestado em seu município.

Trabalho integrado

Precisamos trabalhar, como na Copa do Mundo, em conjunto com o Comitê Organizador. A decisão de quais são os locais prioritários da fiscalização da Anatel ocorre em conjunto com a organização. E é importante que tenhamos de fato nos principais locais agentes de fiscalização. E não só agentes, mas equipamento para medir, acompanhar, evitar interferências indevidas, uma série de outras coisas que um evento desse porte atrai.

Diagnóstico da rede

Temos um contingente de fiscais que alocamos para esse trabalho, mas o mais importante é que já temos um diagnóstico pré-existente. Trabalhamos em cima de dados existentes coletados principalmente através do nosso Centro de Monitoramento. É possível a gente saber como está a arquitetura da rede do Rio de Janeiro.  

Uso temporário de espectro

Temos um site da Anatel, inclusive traduzido para o inglês, que explica como funciona o uso temporário de espectro. Na Copa não houve problema. Foram milhares de autorizações concedidas, tudo automaticamente. Nisso a Anatel está muito bem preparada.

Capacitação de pessoal

Temos um grupo de pessoas que atuaram na Copa, que são as pessoas que estão mais preparadas para trabalhar também nas Olimpíadas. Mas não é só a questão de pessoal, tem também a tecnologia, o equipamento. Então o orçamento que a Anatel teve para os grandes eventos propiciou que ela adquirisse equipamentos de ponta, para poder dar mais segurança nesses grandes eventos e evidentemente melhorar a rede como um todo.

» Especial - 500 dias para as Olimpíadas: ministros e titulares de 11 áreas do governo federal detalham avanços e desafios

Mateus Baeta - brasil2016.gov.br