Você está aqui: Página Inicial / Notícias / “Quando comecei a receber a Bolsa-Atleta, parei de tomar conta de carro”

Atletismo

23/07/2015 11h44

Toronto 2015

“Quando comecei a receber a Bolsa-Atleta, parei de tomar conta de carro”

Bronze no Pan de Toronto na luta greco-romana, Davi Albino relata como o esporte e os incentivos fizeram diferença em sua trajetória de vida e de atleta

pan_header_coberturaespecial_cinza_1130x70.png

07232015_DAVI_ALBINO.jpg
Davi Albino com a medalha de bronze conquistada no Pan: foco agora é em 2016. Foto: Danilo Borges/ME

Ex-menino de rua que diz ter encontrado na luta olímpica um caminho e na Bolsa-Atleta um aliado indispensável, Davi Albino subiu ao pódio dos Jogos Pan-Americanos para receber o bronze na categoria 98kg da luta greco-romana. O feito simboliza um dos muitos momentos de superação na carreira do atleta, que viu a mãe perder a casa para o tráfico quando era criança e passou parte da infância vigiando carros.

“Para mim a Bolsa-Atleta foi uma ferramenta fundamental. Quando passei a receber, não tinha nada, e foi quando parei de tomar conta de carro. Porque aí pensava: ‘Já tenho R$ 750 todo mês’. Eu recebia o dinheiro da condução para o centro olímpico e a bolsa. E pensava: ‘Se me esforçar e ganhar uma medalha lá fora, posso passar a ganhar R$ 1.850 de bolsa’. Fui passando de fase em fase”, afirmou Albino, que hoje recebe a Bolsa Pódio do governo federal.

Em entrevista ao brasil2016.gov.br na Vila Pan-Americana, ele detalhou momentos marcantes de seus 29 anos, desde um episódio inusitado quando morava nos Estados Unidos e foi atropelado por uma bicicleta até a simbologia da prática esportiva em sua trajetória. “Para mim, o esporte é a maior inclusão social que tem”

» Entrevista: Joice Silva, primeira brasileira a ganhar ouro na luta olímpica em Jogos Pan-Americanos

Luiz Roberto Magalhães – brasil2016.gov.br