Você está aqui: Página Inicial / Notícias / ​Luta histórica da família Gracie aliada a inclusão social na Arena Carioca 1

Geral

26/07/2017 11h53

Jiu-jitsu

​Luta histórica da família Gracie aliada a inclusão social na Arena Carioca 1

Mais de mil atletas de jiu-jitsu e 850 crianças lutaram em 12 tatames. Principal duelo reuniu Roger Gracie e Marcus Buchecha

A Arena Carioca 1 do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, ficou lotada de atletas, crianças e visitantes durante os dois dias do Gracie Pro Jiu-Jitsu. Mais de mil atletas de jiu-jitsu e 850 crianças lutaram em 12 tatames no sábado (22.07) e domingo (23.07). Além das lutas, o evento contou com uma praça de alimentação com food trucks, espaço kids, lojas especializadas, área vip, espaço familiar e clínicas e seminários de jiu-jitsu. O Gracie Pro Jiu-Jitsu foi idealizado pela multicampeã Kyra Gracie e a empresária Mariana Britto, em parceria com a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO).

Foto: AGLO

"Organizar eventos como esse no legado olímpico é novidade para a gente. Estamos muito felizes porque mostramos que podemos realizar grandes eventos de jiu-jitsu e atender projetos sociais", destacou Mariana Britto.

O Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, que é faixa-preta em jiu-jitsu, elogiou a organização e o público presente. Afirmou ainda que o Ministério do Esporte cumpriu o compromisso que tinha no plano de legado e mostrou que, em apenas um ano, já realizou muitos eventos no Parque Olímpico da Barra. "Mais um grande evento realizado pela AGLO. É com muita satisfação que falo que o jiu-jitsu atrai público e atletas. Esperamos que o parque atraia também outras atividades de treinamento. Isso é o verdadeiro legado olímpico a serviço da população no lazer, na pratica esportiva, na preparação do atleta no dia a dia", enfatizou Picciani.

Jovens em vulnerabilidade social

O Instituto Irmãos Nogueira, dos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, foi um dos projetos de inclusão social que marcaram presença no seminário. O instituto atende mil crianças e adolescentes de seis comunidades em situação de vulnerabilidade social no Rio. Jovens de comunidades do Rio, de Nova Iguaçu e de Duque de Caxias praticam judô jiu-jitsu, boxe, muay thai e luta livre gratuitamente, além de receberem todo o uniforme e material para praticar o esporte.

A gestora do Instituto Irmãos Nogueira, Danielle Sales, comentou que o instituto levou para o Parque Olímpico 150 crianças e adolescentes para praticar o jiu-jitsu pela primeira vez. "Muitos praticam boxe e a gente investe nessas oportunidades de trazê-los para dentro a Arena Carioca 1 porque isso muda a vida deles. Valorizamos o treino no tatame, a visita e participação nesses eventos", explicou Danielle Sales.

Igor Oliveira, 16 anos explicou que o boxe no Instituto mudou a vida dele para melhor. "Hoje me preocupo com minha saúde e tenho disciplina. Entrei para emagrecer e me apaixonei pelo mundo do boxe. É uma honra estar no parque e treinar jiu-jitsu com esses mestres. É muito bom estar aqui com jovens como eu", comentou o aluno Igor.

Lutas

No domingo, o evento contou com diversas lutas em todas as faixas no masculino e feminino, divididas em categorias mirim, infantil, infanto juvenil, adulto e máster. O sistema de divisão de categoria por peso e tempo das lutas foi o mesmo utilizado na Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF).

A luta mais esperada pelos fãs do jiu-jitsu foi o encontro entre Roger Gracie, carioca, 35 anos, e Marcus Buchecha, santista, 27 anos. Um duelo entre os dois maiores campeões mundiais que, somando todos os títulos de cada um, alcançam 20 títulos. Dá última vez que se enfrentaram, Roger e Buchecha fizeram a luta principal do Metamoris, em duelo que terminou empatado.

Buchecha arriscou e Roger defendeu bem as tentativas de queda do santista. O veterano partiu para o "ataque". A partir daí, o carioca foi avassalador. Conseguiu ir para as costas de Buchecha e finalizou a luta com um estrangulamento aos 6 minutos e 52 segundos.

Após os três tapinhas de Buchecha, a família Gracie inteira invadiu o tatame para comemorar a vitória. Logo após vencer a luta, ainda no tatame, Roger Gracie conversou com a AGLO e disse que estava com a sensação de Olimpíada. "Lutar aqui nessa arena olímpica é uma sensação muito boa. Ela foi recém-inaugurada. Lutar e vencer no Rio, encerrando minha carreira no jiu-jitsu nesse ambiente é muito especial", declarou.

Foto: AGLO

Roger Gracie anunciou sua aposentadoria ao final da luta, ainda no tatame. O lutador vai passar a se dedicar exclusivamente ao MMA. O carioca é o atual campeão do peso médio do One Championship, principal evento asiático da modalidade, e pretende lutar por mais dois anos.

Em junho, Marcus Buchecha igualou o recorde de dez títulos mundiais do veterano. Ele ainda tem muito tempo pela frente para bater essa marca. Roger esbanjou humildade ao comentar a luta contra Buchecha. "Ele é o campeão, vai me passar em títulos mundiais, tem uma carreira brilhante, está com 27 anos. Isso aí foi só um tropeço. Todo mundo já tropeçou. Eu já perdi várias vezes. O negócio é pensar positivo, com certeza ele vai voltar mais forte ainda", afirmou Roger.

"Estar na arena olímpica motivou os atletas. Foi uma luta histórica dentro da família Gracie e dentro do jiu-jitsu. Vamos comentar isso por muitos anos e eu só tenho a agradecer a torcida e ao público", enfatizou Kyra Gracie.

A Arena Carioca I estava lotada para o duelo entre Roger Gracie vs Marcus Buchecha. A luta durou 5 minutos e 52 segundos com a finalização de um estrangulamento, dando a vitória a Roger Gracie. Confira os detalhes com Kyra Gracie que aproveitou para convidar o público para outra grande festa, a do dia 5 de agosto no Parque Olímpico da Barra, que vai comemorar com muitas atividades esportivas, um ano de legado olímpico e paralímpico. #legadoolímpico #cidadeolímpica #parqueolímpico Ministério do Esporte do Brasil Rede Nacional do Esporte Kyra Gracie Roger Gracie Roger Gracie FJJERio - Federação de Jiu Jitsu Esportivo RJ Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio de Janeiro Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu

Publicado por Autoridade de Governança do Legado Olímpico - AGLO em Segunda, 24 de julho de 2017

 

O ator e atleta faixa-roxa Malvino Salvador, casado com Kyra, levou a filha do casal para treinar no tatame da arena. Ele disse que estava há 14 anos sem treinar e retornou há pouco tempo. "A Kyra conseguiu aliar um evento com competição, o confronto da década do Roger e Buchecha, a um evento para toda a família. Um grande festival de jiu-jitsu onde as crianças ganharam medalhas. Isso as incentiva a entrar no espírito esportivo, além da ótima infraestrutura e acesso fácil ao Parque Olímpico, através do BRT. Acho que começamos com chave de ouro", explicou Malvino Salvador.

Agenda no Parque Olímpico

Até o final do ano a AGLO está com uma agenda cheia de eventos no Parque Olímpico da Barra. "Eu sabia da competência da Kyra Gracie para realizar eventos e fiquei muito feliz com toda a organização e, principalmente, em tornar o esporte mais acessível à população carente, tirando as crianças da rua e mostrando para elas o esporte. Estamos com mais de 20 eventos confirmados nas instalações olímpicas", afirmou Paulo Márcio Dias Mello, presidente da AGLO.

A Arena Carioca 1 foi palco das competições de basquete nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e de rúgbi em cadeira de rodas e basquete em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos. Em 2017, o espaço foi reinaugurado com o Projeto de Inclusão Social Brincando com Esporte e posteriormente foram realizados na arena a abertura dos Jogos da Baixada e no último fim de semana o Gracie Pro Jiu-Jitsu.

» Mais vídeos e fotos do evento estão disponíveis na página da AGLO no Facebook

 

Graciela Vizzotto – AGLO