Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 100 dias: Defesa intensifica treinamentos e aperfeiçoa modelo de segurança

Geral

27/04/2016 17h29

Especial

100 dias: Defesa intensifica treinamentos e aperfeiçoa modelo de segurança

Trinta e oito mil militares vão participar do esquema planejado para garantir a tranquilidade de atletas, torcedores e autoridades estrangeiras

Nessa reta final de preparação para os Jogos Olímpicos, as Forças Armadas, que atuarão na parte de segurança com aproximadamente 38 mil militares, realizam os últimos ajustes para aperfeiçoar um modelo já consagrado após a realização de outros grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014.     

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, destaca que não é para qualquer país receber, em menos de dois anos, os dois maiores e mais importantes acontecimentos esportivos do planeta. "Temos a convicção de que faremos os Jogos que se aproximam com o mesmo nível de responsabilidade e com a mesma possibilidade de êxito que alcançamos na Copa do Mundo", afirmou.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho, ressalta que o planejamento e os treinamentos feitos ao longo do período garantem a tranquilidade necessária para que as Forças saibam exatamente como operar durante os Jogos. "Estamos fazendo a verificação dos nossos planos de segurança na prática, com o aprestamento das tropas, para, em julho, estarmos todos integrados e prontos para entregar à nossa população e a todos os visitantes Jogos seguros e tranquilos", disse.

O almirante destaca ainda o legado adquirido pelo Brasil com a realização de diversos grandes eventos. "Não só de equipamentos, mas na preparação, nas novas técnicas aprendidas, no enfrentamento a ameaças químicas e nucleares, as Forças estão adquirindo uma expertise muito grande em termos de preparação de pessoal", explicou.

Além de intensificar os testes e de realizar os últimos ajustes nos protocolos que balizam a atuação das Forças, sempre de forma integrada como os órgãos de Segurança Pública e de Inteligência, os militares já iniciam agora o momento de concentração, não só para os Jogos, mas para o revezamento da Tocha.

O chefe da Assessoria Especial para Grandes Eventos, general Luiz Felipe Linhares, afirma que o grande destaque dessa atuação conjunta é o comprometimento dos militares, a partir de uma determinação da administração central do Ministério da Defesa em dar total prioridade a realização do evento.

"Como sempre, o Brasil pode confiar nas suas Forças Armadas para apresentar internacionalmente um modelo de segurança que atende às exigências de qualquer órgão, inclusive do Comitê Olímpico Internacional", afirmou o general, lembrando que os planos e treinamentos realizados, e todas as interações entre as Forças, levaram em conta o Plano Estratégico de Segurança Integrada (PESI).

04272016_esgrima_inter.jpg
Renzo Agresta, da esgrima, um dos atletas militares com vaga nos Jogos. Foto: Ministério da Defesa

Desporto Militar

Também em contagem regressiva para os Jogos Rio 2016 estão os atletas militares que integram o programa de Alto Rendimento do Ministério da Defesa. Até o momento, dos 143 desportistas que compõem o Time Brasil, 67 são militares, o que corresponde a 47% do total.

Para o diretor do departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, almirante Paulo Zuccaro, esse é um momento importante para o desporto nacional. "Temos uma meta de dobrar a contribuição militar ao esforço olímpico nacional, comparado ao que foi apresentado nos Jogos de Londres 2012, tanto em termos de número de atletas militares quanto em termos de número de medalhas conquistadas", destaca.

Intercâmbio

O desporto militar também contará com o Clube CISM (Conselho Internacional do Esporte Militar), que funcionará durante todo o período dos Jogos Olímpicos (04 a 20/08), dentro da Universidade da Força Aérea (Unifa), no Campo dos Afonsos. O Clube abrigará dirigentes de delegações militares de 100 países participantes da competição e que possuem atletas militares em suas delegações.

O espaço contará com um centro de mídia onde serão realizadas coletivas de imprensa, encontros e entrevistas com atletas militares brasileiros e estrangeiros. O centro de mídia também divulgará os resultados da participação dos atletas militares nas provas olímpicas.

Fonte: Ministério da Defesa - MD