Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Paralimpíadas Rio 2016 / Modalidades / Halterofilismo

Halterofilismo

13740780223_8e79ce867c_k.jpg
Foto: Graziella Batista/MPIX/CPB

História

Anteriormente praticado apenas por homens com lesões da coluna vertebral, o halterofilismo estreou nos Jogos Paraolímpicos em 1964, em Tóquio. Somente a partir de 1996 as mulheres entraram para a disputa. A modalidade é praticada hoje por mais de cem países.

O primeiro representante brasileiro foi Marcelo Motta, em Atlanta. Já em Sydney, o país contou com Alexander Whitaker, João Euzébio e Terezinha Mulato. Para a competição, os atletas são divididos em categorias conforme o peso corporal, assim como no halterofilismo convencional.

Classificação

É a única modalidade em que os atletas são categorizados por peso corporal, como no halterofilismo convencional. São eligíveis para competir atletas amputados, les autres com limitações mínimas, atletas das classes de paralisia cerebral e atletas das classes de lesões na medula espinhal. Os competidores precisam ter a habilidade de estender completamente os braços com não mais de 20 graus de perda em ambos cotovelos para realizar um movimento válido de acordo com as regras.

As provas

Masculino e feminino.

Curiosidades


Os mais fortes

Nos Jogos de Londres-2012, o iraniano Siamand Rahman quebrou o recorde da história das Paraolimpíadas ao levantar um peso de 280 kg. Entre as mulheres, o maior peso registrado na competição foi de 165 kg, levantado pela chinesa Ruifang Li, ouro em Pequim-2008.

BRASIL2016_infosParalimpicosVF_halerofilismo.png

Acesse também

Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)
Site: www.cpb.org.br
E-mail: 
Comitê Paralímpico Internacional (IPC): www.paralympic.org