Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Paralimpíadas Rio 2016 / Edições anteriores / N.Y./S. Mandeville-1984

N.Y./S. Mandeville-1984

Momento histórico

A dinamarquesa Ingrid Lauridsen foi um dos grandes destaques das Paraolimpíadas de 1984, tendo conquistado seis medalhas em provas de atletismo.  Na natação, a norte-americana Marcia Bevard protagonizou o mesmo feito de Ingrid e conquistou seis medalhas de ouro.
 

Brasil brilha

As Paraolimpíadas de 1984 marcaram as primeiras conquistas douradas da história do Brasil em Paraolimpíadas. No total, o país conquistou 28 medalhas, sendo 7 de ouro, 17 de prata e 4 de bronze. Os ouros vieram com Márcia Malsar, nos 200m; Amintas Piedade, no arremesso de peso e lançamento de dardo feminino classe 1C; Luiz Cláudio Pereira, no arremesso de peso e lançamento de dardo (com direito a recorde mundial nas duas provas); Miracema Ferraz, no arremesso de peso classe 1A, e com Maria Jussara Mattos, na natação 4 x 50m medley.

 

Classificação por total de medalhas

* Ouro – Atletismo Márcia Malsar (200m rasos, classe C6), Amintas Piedade (arremesso de peso e lançamento de dardo, classe 1C), Luiz Cláudio Pereira (arremesso de peso e lançamento de dardo, classe 1C), Miracema Ferraz (arremesso de peso 1A) - Natação Maria Jussara Mattos (4x50m medley, classe 6)
Prata – Atletismo Márcia Malsar (1.000m cross country, classe C6), Anelise Hermany (100m rasos e salto em distância, classe B2), Amintas Piedade (slalom e lançamento de disco, classe 1C), Luiz Cláudio Pereira (pentatlo e lançamento de disco, classe 1C), Miracema Ferraz (100m, 200m, 400m e 800m rasos em cadeira de rodas, classe 1A, e slalom, classe 1B) - Natação M. Amorim (4x50m medley, 100m costas e 100m peito, classe 5), Maria Jussara Mattos (100m costas e 100m livre, classe 6)
Bronze – Atletismo Anelise Hermany (800m rasos, classe B2), Márcia Malsar (60m rasos, classe C6), Jorge Graciano (100m rasos, classe 3) - Natação M. Amorim (100m livre, classe 5)

Você sabia?

Inicialmente, as Paraolimpíadas de 1984 deveriam ter ocorrido apenas nos Estados Unidos, em Los Angeles. Entretanto, as organizações independentes para atletas com deficiência norte-americanas não tinham relações formais com o Comitê Organizador dos Jogos. Ainda assim, a Associação Norte-Americana para Atletas em Cadeiras de Rodas, afiliada à Federação Internacional dos Jogos de Stoke Mandeville, anunciou que iria sediar sua própria competição nos Estados Unidos. Como resultado, os outros grupos de atletas com deficiência se uniram e escolheram Nova York como a sede do evento. Como os Jogos de Stoke Mandeville mantiveram sua disputa, ambas as competições foram consideradas Paraolimpíadas em 1984. Em Nova York, o presidente Ronald Regan abriu oficialmente as competições. Em Stoke Mandeville, a honra coube ao Príncipe Charles.

Foi a única vez que as Paraolimpíadas foram realizadas em dois lugares e a edição de 1984 entrou para a história como a última em que a competição foi disputada em um lugar diferente das Olimpíadas. A partir dos Jogos de 1988, em Seul, as Olimpíadas e Paraolimpíadas sempre ocorreram na mesma cidade, com as Paraolimpíadas sendo disputadas algumas semanas após as Olimpíadas.