Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Olimpíadas Rio 2016 / Modalidades / Vôlei de praia

Vôlei de praia

GettyImages158026207.jpg
Foto: Getty Images

História
 
Variação natural do vôlei, a modalidade praticada na areia foi inventada em 1895, nos Estados Unidos. Dispostos a praticar o esporte na praia, nas areias da Califórnia, os pioneiros começaram a dar seus saques e cortadas em 1920. Aos poucos, a idéia foi ganhando adeptos dentro e fora dos Estados Unidos, até que, em 1947, foi realizado o primeiro torneio oficial de vôlei de praia. Três anos depois, veio o primeiro circuito, composto por etapas jogadas em cinco praias da Califórnia.

O sucesso da iniciativa motivou a fundação, em 1960, da California Beach Volleyball Association (CBVA), que impulsionou a prática, consolidando a modalidade mundialmente na década de 1980. Arrebatando diversos jogadores de quadra consagrados, o esporte ganhou, na Austrália, o primeiro circuito profissional. Em 1996, nos Jogos de Atlanta, a modalidade tornou-se oficialmente um esporte olímpico.

No Brasil, a modalidade passou a ser praticada na década de 1930, de forma amadora, nas praias de Copacabana e de Ipanema, no Rio de Janeiro. Durante as décadas seguintes, o vôlei de praia ganhou milhares de adeptos no país, mas era encarado como mera brincadeira de fim de semana.

Isso mudou a partir de 1986, quando se realizou o Hollywood Volley, em Copacabana e em Santos (SP), com a participação de atletas brasileiros e internacionais. Oficializado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) após o Hollywood Volley, o vôlei de praia teve o seu primeiro Campeonato Mundial disputado nas areias de Ipanema, em 1987. A dupla Sinjin Smith/Randy Stoklos, dos Estados Unidos, conquistou o título, enquanto dois astros da Geração de Prata do vôlei de quadra brasileiro,  Renan e Montanaro, foram os brasileiros ma is bem colocados, terminando em terceiro lugar. Estava aberta a porta para a evolução de uma modalidade que hoje ocupa posição de destaque no cenário esportivo brasileiro.
 
Curiosidades

Difícil adaptação

Não são poucas as estrelas do vôlei de quadra que migram para o vôlei de praia. Entretanto, a adaptação à nova modalidade nem sempre é fácil. Até hoje, só um atleta campeão olímpico na quadra conseguiu a façanha de conquistar a medalha dourada também nas areias. Trata-se da lenda norte-americana Charles Frederick Kiraly, mais conhecido como Karch Kiraly. Campeão com a Seleção dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Los Angeles-1984 e Seul-1988, ele arrebatou o ouro nos Jogos de Atlanta-1996, ao lado do parceiro Kent Steffes. Kiraly é considerado por muitos o maior jogador de vôlei de todos os tempos.

Praia de nudismo

Na França, o vôlei de praia chegou de forma inusitada, pelas mãos de um empresário francês que se encantou com o esporte durante uma viagem à Califórnia. Em 1927, ele tratou de levar a novidade para a praia de nudismo que frequentava, em Francoville.

Acesse também 

Confederação Brasileira de Voleibol
Site: www.cbv.com.br 
Federação Internacional de Voleibol (FIVB): www.fivb.org