Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Olimpíadas Rio 2016 / Instalações / Rede Nacional de Treinamento / Centro Nacional de Ginástica Artística: São Bernardo do Campo (SP)

Centro Nacional de Ginástica Artística: São Bernardo do Campo (SP)

Paulino Menezes/ME

O mesmo complexo que está se tornando a casa do handebol brasileiro também recebeu um CT nacional totalmente dedicado ao treinamento da equipe masculina de ginástica artística. O ginásio construído pela prefeitura fica no antigo clube da Volkswagen, onde também foi erguida a Arena Caixa de atletismo. As instalações da ginástica foram inauguradas em novembro de 2014. O Centro de Ginástica Marcel Francisco dos Santos abriga atletas da Seleção Brasileira, como Diego Hypólito e Caio Souza, além de ser usado para o desenvolvimento da base do esporte no país.

Em julho de 2014, o local recebeu novos equipamentos, como aparelhos de solo e de salto, barras fixas e paralelas, argolas e cavalo com alças. Os materiais fazem parte de um conjunto de mais de mil itens (para as ginásticas artística, rítmica e de trampolim) adquiridos pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) por meio de um convênio de R$ 7,3 milhões firmado com o Ministério do Esporte. O lote fornecido equivale a mais do que toda a importação de equipamentos da modalidade feita pelo Brasil nos últimos 41 anos.

Os aparelhos são do mesmo padrão utilizado nas competições internacionais e nas Olimpíadas, o que para os atletas, como Diego Hypólito, faz diferença na hora de disputar as medalhas. “Essa aparelhagem permite sonhar com o pódio em torneios internacionais e olímpicos. É uma estrutura de nível internacional, o que é muito importante. Queria agradecer ao ministério e à população, que é dinheiro público aplicado, na maior compra da história da nossa modalidade. Isso possibilita crianças sonharem, saírem das ruas, criando oportunidade com o esporte”, afirmou o bicampeão mundial na data da inauguração.

Preparação e legado

O novo centro de treinamento da ginástica servirá para a aclimatação dos atletas do Brasil e também de outros países, para as Olimpíadas de 2016, conforme explicou Luciene Resende, presidente da CBG. “Esse é um centro que faz parte da Rede Nacional de preparação para as Olimpíadas. Vários atletas estão treinando aqui, temos o trabalho do São Bernardo e outros atletas virão. Traremos a seleção masculina para treinar aqui, bem como outros países, como o Japão e a Alemanha, que pediram para fazer a aclimatação para as Olimpíadas neste local”.

Complexo esportivo

Localizada nas dependências do antigo Clube da Volks, a arena de ginástica está integrada ao Complexo Esportivo e Educacional de São Bernardo, formado pelo Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, Centro Esportivo da Vila São Pedro, Centro Educacional Unificado (CEU) Regina Rocco Casa e pelo futuro Centro de Desenvolvimento do Handebol Brasileiro, que está em fase final de conclusão.