Moscou-1980

Momento histórico

Atleta da casa, o ginasta soviético Aleksandr Dityatin foi o grande nome das Olimpíadas de Moscou. Ele entrou para a história após ter subido ao pódio em todas as provas em que competiu na ginástica artística, tendo encerrado a competição com oito medalhas (três de ouro, quatro de prata e uma de bronze).

Classificação por total de medalhas

* As duas medalhas de ouro do Brasil foram conquistadas na vela, com Eduardo Henrique Penido e Marcos Pinto Rizzo Soares, na classe 470, e Alexandre Welter e Lars Sigurd Bjorjstrom, na classe Tornado. No salto triplo, João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, ficou com o bronze, mesmo resultado de Ciro Marques Delgado, Djan Garrido Madruga, Jorge Luiz Leite Fernandes e Marcus Laboern Mattioli, na natação, na prova do revezamento 4 x 200m livre.

Você sabia?

As Olimpíadas de Moscou foram realizadas em um período político turbulento no cenário internacional. Um ano antes, em 1979, a invasão da União Soviética ao Afeganistão provocou diversos protestos e aumentou o clima de tensão na Guerra Fria com os americanos. Por conta disso, os Estados Unidos anunciaram um boicote aos Jogos soviéticos, o que levou outras nações a abrirem mão de enviar delegações. Assim, o número de países participantes caiu para apenas 80, o menor desde 1956. Ainda assim, Moscou deixou para o mundo uma das imagens mais famosas da história das Olimpíadas: a comovente lágrima que escorreu pelo rosto do ursinho Mischa, o mascote dos Jogos, no painel montado no Estádio Olímpico na cerimônia de despedida dos Jogos.