Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Olimpíadas Rio 2016 / Edições anteriores / Londres-2012

Londres-2012

A consagração de Phelps

Os Jogos londrinos coroaram a impressionante carreira do nadador norte-americano Michael Phelps. Embora não tenha sido tão avassalador quanto nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e de Pequim-2008, Phelps deixou a capital inglesa com mais seis medalhas na conta, quatro de ouro e duas de prata. 

# Michael Phelps: lenda olímpica, o norte-americano é o maior medalhista de todos os tempos

Michael Phelps: lenda olímpica, o norte-americano é o maior medalhista de todos os tempos

Com isso, anunciou que encerraria sua magnífica carreira olímpica após conquistar 22 medalhas, das quais 18 são de ouro. Phelps, entretanto, mudou de ideia e já tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos Rio 2016, que marcarão sua quinta Olimpíada, algo inédito entre os atletas da natação masculina dos Estados Unidos.

Em Londres, o nadador se tornou o maior medalhista de todos os tempos em Jogos, deixando para trás a ginasta soviética Larissa Latynina, que, em três edições, conquistou 18 medalhas, nove delas de ouro.
A competição na Inglaterra também reforçou o talento do corredor jamaicano Usain Bolt, que subiu ao alto do pódio nos 100m, 200m e revezamento 4x100m, tornando-se o primeiro homem da história a vencer em duas olimpíadas seguidas as provas dos 100m e 200m.

Classificação por total de medalhas

* As medalhas de ouro foram conquistadas com a Seleção Brasileira de vôlei feminina; na ginástica artística, com Arthur Zanetti, nas argolas; e no judô, com Sarah Menezes. As de prata vieram com a Seleção Brasileira de futebol masculino; com a Seleção Brasileira de vôlei masculino; no boxe, com Esquiva Falcão Florentino; na natação, com Thiago Pereira, nos 400m medley; e no vôlei de praia, com Alisson e Emanuel Rego. As medalhas de bronze foram conquistadas no boxe, com Adriana Araújo e Yamaguchi Falcão; no judô, com Rafael Silva, Mayra Aguiar e Felipe Kitadai; na natação, com Cesar Cielo, nos 50m livre; no pentatlo moderno, com Yane Marques; na vela, com Robert Scheidt e Bruno Prada, na classe star; e no vôlei de praia, com Juliana e Larissa.

Você Sabia?

Com a edição de 2012, Londres se tornou a única cidade do planeta a receber as Olimpíadas três vezes. As outras foram em 1908 e 1948. Além disso, a disputa ficou marcada pela participação do sul-africano Oscar Pistorius, que entrou para a história como o primeiro biamputado a competir em uma Olimpíada. Ele avançou até as semifinais nos 400m.