Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Olimpíadas Rio 2016 / Edições anteriores / Barcelona-1992

Barcelona-1992

Momento histórico

Como o basquete passou a permitir que atletas profissionais disputassem as Olimpíadas, a grande sensação dos Jogos de Barcelona foi a seleção masculina dos Estados Unidos, que reuniu, em uma mesma equipe, superastros das quadras como Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird. O chamado Dream Team (Time dos Sonhos) obviamente conquistou o ouro olímpico. Os Jogos da Espanha também marcaram o início da supremacia do Brasil no vôlei, com o histórico ouro do time masculino, liderado pelo técnico José Roberto Guimarães. Na ginástica, o bielo-russo Vitalu Scherbo faturou seis medalhas de ouro, sendo que quatro delas foram conquistadas no mesmo dia, um recorde olímpico.

Shutterstock
Shutterstock # Michael Jordan: a lenda do basquetebol
Michael Jordan: a lenda do basquetebol

Classificação por total de medalhas

* CEI – Comunidade dos Estados Independentes (formada por 11 países que pertenciam à extinta União Soviética)
** O Brasil foi ouro no vôlei masculino e no judô, com Rogério Sampaio. A prata veio na natação, com Gustavo Borges, nos 100m livre

Você sabia?

A Olimpíada de Barcelona foi a primeira, desde 1972, a não sofrer com boicotes. O fim do regime do Apartheid, na África do Sul; a queda do Muro de Berlim, com a consequente reunificação das Alemanhas; e o fim do regime comunista, que dividiu a União Soviética em 15 diferentes nações, foram determinantes para que o mundo pudesse, finalmente, voltar a se unir em torno dos ideais olímpicos.