Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Olimpíadas Rio 2016 / Edições anteriores / Atlanta-1996

Atlanta-1996

Momento histórico

As Olimpíadas de Atlanta coroaram a carreira do norte-americano Carl Lewis, que se tornou o representante mais vitorioso do atletismo. Ele venceu pela quarta vez no salto em distância e, com isso, chegou à surpreendente marca de 10 medalhas olímpicas em quatro edições, nove delas de ouro. Também no atletismo, o norte-americano Michael Johnson brilhou ao se tornar o primeiro velocista a vencer os 200m e 400m em uma mesma edição dos Jogos, com direito a recorde mundial nos 200m.

Shutterstock
Shutterstock # Carl Lewis
Carl Lewis

Classificação por total de medalhas

* As medalhas de ouro foram conquistas pelo velejador Robert Scheidt, na classe Laser; pelos velejadores Marcelo Bastos Ferreira e Torben Schmidt Grael, na classe Star; e por Jacqueline Louise Cruz Silva e Sandra Tavares Pires, no vôlei de praia. A prata veio no basquete feminino; na natação, 200m livre, com Gustavo França Borges; e no vôlei de praia, com Adriana Ramos Samuel e Mônica Rodrigues. O país ganhou o bronze no futebol masculino; no vôlei feminino; no atletismo, revezamento 4x100m, com Arnaldo de Oliveira Silva, Robson Caetano da Silva, Édson Luciano Ribeiro e André Domingos da Silva; no hipismo, salto por equipes, com Álvaro Affonso de Miranda Neto, André Bier Johannpeter, Luiz Felipe Cortizo Gonçalves de Azevedo Cassiana e Rodrigo de Paula Pessoa; no judô, com Henrique Carlos Serra Azul Guimarães e Aurélio Fernandez Miguel; na natação, com Fernando de Queiroz Scherer, 50m livre, e Gustavo França Borges, 100m livre; e na vela, classe Tornado, com Henrique Pellicano e Lars Schmidt Grael

Você sabia?

Pela primeira vez na história, todos as 197 nações com representantes no Comitê Olímpico Internacional (COI) participaram de uma mesma edição dos Jogos. A cerimônia de abertura foi emocionante, principalmente pela presença marcante da lenda do boxe Muhammad Ali, que, mesmo debilitado pela mal de Parkinson, acendeu a tocha olímpica. Infelizmente, as Olimpíadas de Atlanta foram marcadas por um atentado terrorista que causou a morte de duas pessoas e ferimentos em mais de 110, depois que uma bomba explodiu no Centennial Olympic Park.