Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Casa Brasil / Sustentabilidade e meio ambiente andam juntos na Casa Brasil

Geral

15/09/2016 16h40

DESTAQUES CASA BRASIL

Sustentabilidade e meio ambiente andam juntos na Casa Brasil

Jogos Olímpicos e Paralímpicos revelam, com a instalação do espaço do governo brasileiro no Porto Maravilha, avanços do país nos critérios sustentáveis e ambientais.

O conceito de sustentabilidade, em sua forma mais abrangente, está presente nos espaços e atividades realizadas na Casa Brasil. Da concepção à operação, esse espaço de divulgação da diversidade brasileira comprova que o país avança para alcançar padrões de excelência em seus principais projetos.

A Casa Brasil foi um importante fórum para discussões relacionadas à temática ambiental. Com promoção do Ministério do Meio Ambiente ocorreram os seminários Diálogos do Brasil Sustentável e Compartilhando Águas – a experiência de Paraíba do Sul, além da Feira de Biodiversidade e Povos do Brasil.

Foto: Divulgação Casa Brasil

"Na Casa Brasil aplicamos o conceito de sustentabilidade em sua forma mais ampla, observando os pilares sócio-cultural, ambiental e econômico", explica a diretora de Formalização e Qualificação do Turismo do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque. Segunda ela, a valorização da cultura local, a movimentação econômica gerada na Casa, a preocupação com a acessibilidade e a atenção ao meio ambiente foram contemplados neste grande projeto.

O Ministério do Turismo, por exemplo, aproveitou o tema para lançar na casa o Mapa da Sustentabilidade, com cases de sucesso do setor.

Imagem: Divulgação Ministério do Turismo

Nesta edição do Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Casa Brasil privilegiou a certificação e a reciclagem na montagem dos espaços e equipamentos instalados em espaço de 12.500m² na zona portuária do Rio. Neles, aconteceram as exposições e espaços interativos ocupados por seminários, shows, divulgação de destinos turísticos e de projetos governamentais. O Ministério do Turismo, por exemplo, aproveitou o tema para lançar na casa o Mapa da Sustentabilidade, com cases de sucesso do setor.

Na infraestrutura de montagem da Casa, foram utilizados compensados com certificação FSC, selo verde com presença em 75 países. Isso significa que a madeira utilizada para confeccionar as peças é oriunda de áreas de reflorestamento. Assim como a forração, é fabricada com fibra de garrafas PET, gerando um produto reciclável, ignifugante (que não propaga fogo) e que pode ser reutilizado na cadeia produtiva.

E quando terminar o período de funcionamento da Casa Brasil no próximo dia 18? Aí, o espaço será totalmente desmontado e o material reaproveitado para outras finalidades.

Equipe Casa Brasil