Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Casa Brasil / Segurança no trânsito para motoristas e pedestres

Geral

18/09/2016 16h13

Trânsito

Segurança no trânsito para motoristas e pedestres

Projeto do Detran-RJ sai das salas de aula e vai para o auditório na Casa Brasil

Das salas de aula para a Casa Brasil. O Detran do Rio de Janeiro trouxe para o Armazém 1, no Pier Mauá, o projeto Trânsito Responsável, que promove a sensibilização de jovens que estão concluindo o Ensino Médio ou sejam candidatos a obter a primeira carteira de motorista.

Foto: Fábio Malta / Casa Brasil
Foto: Fábio Malta / Casa Brasil

O objetivo é estimular a adoção de hábitos seguros para condutores e pedestres. As aulas são ministradas por agentes da Coordenadoria Geral de Educação para o Trânsito do Detran com recursos multimídia, como vídeos e animações. Os participantes assistem a depoimentos de vítimas e parentes, coletâneas de situações cotidianas do trânsito e entendem como funciona o bafômetro (equipamento que mede a concentração de álcool no sangue), tudo em vocabulário comum entre os jovens.

Um "teste de direção" simulado com um carrinho de controle remoto mostra como a atenção é necessária na condução de veículos. Cerca de 90% dos acidentes são causados por falha humana. Ao término das palestras, os participantes tiram dúvidas e recebem material educativo.

Ana Couto, de 19 anos, começou a dirigir há pouco tempo e elogiou a iniciativa. "Sabemos que beber e dirigir não é seguro e vários erros, como mexer no celular, atrapalham. Mesmo assim, é legal reforçar isso sempre".

O agente Alexandre Rocha, que comandou a palestra, ressaltou que 50 atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos são vítimas do trânsito. Ele comemorou a oportunidade de apresentar o projeto na Casa Brasil, que recebeu muitos visitantes jovens. "O trânsito não é brincadeira. São mais de 60 mil vítimas por ano, a maioria entre 18 e 35 anos", lembrou.

Equipe Casa Brasil