Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Casa Brasil / Rio 2016 e futuro: excelência e legado esportivo em discussão na Casa Brasil

Geral

15/09/2016 17h44

DESTAQUES CASA BRASIL

Rio 2016 e futuro: excelência e legado esportivo em discussão na Casa Brasil

Espaço do governo brasileiro no Boulevard Olímpico do RJ foi espaço de discussão sobre infraestrutura e patrimônio esportivo para cidade e país.

Dos temas distribuídos pelos eixos temáticos da Casa Brasil, um que pode parecer óbvio talvez se traduza em grande desafio. Discutir excelência esportiva e legado olímpico em plena realização dos Jogos Rio 2016 exigiu ampla programação e espaços atraentes dedicados ao esporte.

A Casa Brasil recebeu visitas de dezenas de atletas e ex-atletas, seja como representantes das esferas de governo, medalhistas ou ídolos do passado. O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, é praticante de Jiu-Jitsu e recebeu a faixa preta de uma lenda da modalidade, o pioneiro Robson Gracie.

Foto: Agência Brasil / EBC

O estande do Banco do Brasil, que tem simuladores de vários esportes, ofereceu tardes de autógrafos com ex-integrantes do vôlei olímpico. O primeiro medalhista brasileiro da Rio 2016, Felipe Wu, com o bronze no Tiro Esportivo, também visitou a Casa e esbanjou carisma e simpatia.

Foto: Rafael Azeredo / Casa Brasil

Na Linha do Tempo – O Brasil e os Jogos Olímpicos, um dos espaços cenográficos da Casa, os visitantes puderam conhecer a relação entre fatos marcantes da história brasileira e mundial e seu paralelo com cada edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, desde o primeiro, em Atenas, na Grécia, em 1896.

Outro espaço cenográfico foi inteiramente dedicado aos esportes eletrônicos. O Arena eSports Rio 2016 foi pensado para fortalecer a presença do Brasil e dos desportistas eletrônicos e promover o esporte eletrônico nacional. A Casa foi palco, ainda, das finais do Campeonato Brasileiro de três modalidades de eSports, que classificaram os vencedores para o Mundial de Jacarta, na Indonésia, em outubro.

Foto: Divulgação Casa Brasil

Um dos maiores sucessos de público foi o espaço Experimentando Diferenças, onde o visitante podia experimentar esportes paralímpicos como futebol com olhos vendados, bocha, atletismo, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa e games.

Foto: Divulgação Casa Brasil

A Casa Brasil sediou em seus armazéns mais de 30 eventos relacionados direta ou indiretamente ao esporte. Foi discutido o que fica para a cidade após os Jogos, como o legado em infraestrutura esportiva e a revitalização urbanística que devolveu o Rio de Janeiro para cariocas e turistas.

Políticas públicas, como o Bolsa Atleta, que patrocina 80% dos atletas olímpicos e 90% dos paralímpicos da delegação brasileira; Centros de Iniciação ao Esporte; a inclusão de pessoas com necessidades especiais não só no esporte mas como cidadãos ativos; os núcleos de promoção ao esporte e ao lazer em todas as idades. Tudo foi tema de encontros nos espaços da Casa Brasil.

Equipe Casa Brasil