Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Casa Brasil / Casa Brasil lança exposição sobre patrimônios culturais da humanidade

Geral

08/08/2016 16h09

Destinos turísticos

Casa Brasil lança exposição sobre patrimônios culturais da humanidade

Espaço da Embratur valoriza riqueza cultural e diversidade do Brasil. Presidente do Instituto participou do lançamento nesta segunda-feira

Foto: Allex Neder
Foto: Allex Neder

Está oficialmente aberta a Exposição Visual Itinerante dos Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil, planejada e realizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Na manhã desta segunda-feira, 8, o presidente do Instituto, Vinícius Lummertz, apresentou o espaço dos sítios brasileiros reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pelo Centro do Patrimônio Mundial (WHC) a autoridades ligadas ao turismo e às cidades históricas.

A mostra faz parte da Casa Brasil e apresenta a riqueza cultural e a diversidade do País, visando incentivar a comercialização dos patrimônios culturais nacionais como produtos turísticos, considerando a diversidade e os aspectos materiais e imateriais brasileiros. Para Lummertz, esta é mais uma oportunidade para movimentar o setor de turismo e desenvolver a economia brasileira.

"Com a Exposição Patrimônio, contribuímos mais uma vez com a promoção dos nossos destinos e, em umFoto: Allex Neder contexto macro, estimulamos uma nova ótica de investimento nas cidades expostas e de manutenção desses patrimônios, gerando retorno econômico para o Brasil. Temos aqui uma composição muito importante que mostra as nossas maiores riquezas para turistas brasileiros e estrangeiros. Essa visibilidade dará um grande retorno ao turismo de lazer. Pretendemos transformar a mostra em produto permanente de promoção do turismo", comentou.

O secretário de Turismo de Olinda, Maurício Galvão, avaliou a Exposição como um passo importante na estratégia de captação de turistas: "Este espaço representa mais uma ação para atrair turistas às cidades patrimônio e históricas. Esperamos que, futuramente, a mostra percorra vários países e embaixadas. Vamos buscar transformar o conteúdo da Exposição em portal e mídias digitais para fecharmos o ciclo com uma efetiva comercialização dos destinos brasileiros".

Estiveram presentes no coquetel desta manhã o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz; o diretor da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Abdon Barretto Filho; o consultor da Confederação Nacional de Municípios, Mário Augusto Ribas e representantes do Ministério do Turismo e da Organização das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial (OCBPM).

A Exposição Patrimônio reforça também as ações da Embratur que visam divulgar e valorizar a cultura brasileira por meio da promoção internacional do destino Brasil, além de fortalecer as parcerias formadas com o Ministério da Cultura, órgãos estaduais de turismo e instituições ligadas ao setor. O espaço estará aberto até o dia 18 de setembro e a entrada na Casa Brasil é gratuita.

Sobre a Exposição
O Brasil possui 13 sítios reconhecidos pela UNESCO, cinco bens imateriais como Patrimônio Cultural da Humanidade, além de mais de 40 mil imóveis, 15 mil sítios arqueológicos e inestimáveis acervos de arte e documentos. A Exposição Patrimônio abrange as características das regiões brasileiras, conectando lugares e manifestações que conferem a diversidade do povo brasileiro.

» O Brasil possui 13 sítios reconhecidos pela UNESCO

Os visitantes irão conhecer as características de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Piauí, Distrito Federal, entre outros, além de atrativos turísticos e patrimônios tombados, com conteúdo disponível em português, inglês e braile. Também poderão entender a diversidade brasileira e suas peculiaridades em um painel especial e em um totem interativo com abordagem do contexto nacional e sua mistura de povos.

Sítios brasileiros da Exposição Patrimônio

1. Cidade histórica de Ouro Preto – MG
2. Centro histórico da cidade de Olinda – PE
3. Missões jesuíticas dos Guarani, incluindo as ruínas de São Miguel das Missões – RS
4. Centro histórico da cidade de Salvador – BA
5. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo – MG
6. Plano Piloto de Brasília – DF
7. Parque Nacional da Serra da Capivara – PI
8. Centro histórico da cidade de São Luís – MA
9. Centro histórico da cidade de Diamantina – MG
10. Centro histórico da cidade de Goiás – GO
11. Praça de São Francisco na cidade de São Cristóvão – SE
12. Paisagem entre montanhas e mar no Rio de Janeiro - RJ
13. Conjunto Moderno da Pampulha – Belo Horizonte – MG

Fonte: Embratur