Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Casa Brasil / Bolsa Atleta patrocina todos os medalhistas brasileiros

Geral

20/08/2016 16h03

Casa Brasil

Bolsa Atleta patrocina todos os medalhistas brasileiros

Seminário neste sábado, na Casa Brasil, apresentou detalhes da abrangência do programa

Todas as 16 medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio até o meio-dia deste sábado (20) foram de patrocinados pelo Programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte. Assim pode-se resumir o sucesso da iniciativa, que teve um balanço apresentado na Casa Brasil, no seminário “O Bolsa Atleta e a Evolução do Esporte Brasileiro”. São mais de R$ 600 milhões em uma década, completada em 2015, permitindo a mais de 17 mil atletas se dedicarem aos treinamentos em alto nível.

Foto: Francisco Medeiros / Ministério do Esporte
Foto: Francisco Medeiros / Ministério do Esporte

Em 2016, 6.152 atletas estão contemplados com investimento de R$ 80 milhões. Nos primeiros 10 anos, o programa concedeu mais de 43 mil bolsas. No encontro, estiveram presentes mais de 40 atletas olímpicos e paralímpicos. Um exemplo do que o incentivo pode significar na carreira foi dado por Felipe Wu, primeiro medalhista brasileiro nos Jogos de 2016, com a prata no tiro esportivo. Ele representou os atletas na cerimônia e explicou que o patrocínio, que recebe há oito anos permitiu a manutenção dos treinamentos. “Melhorou meu nível pelo simples fato de não depender mais do meu pai. Desde que comecei a receber a bolsa, ajudou bastante no meu desenvolvimento”, contou.

O ex-ginasta olímpico Mosiah Rodrigues, coordenador do Bolsa Atleta, afirma que o grande diferencial do programa é que o atleta é o gestor dos recursos. “Cumprimos o papel de apoiar diretamente o atleta, sem passar por confederações ou entidades”, apontou.

» São 6.152 atletas contemplados em 2016 pelo Bolsa Atleta

Ex-atleta olímpico pela Natação, Luiz Lima, atual secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, foi bolsista e frisou as dificuldades enfrentadas por quem pretende disputar uma olimpíada. “É sacrificante. É preciso estar no lugar certo, ter clube, técnico, família apoiando, patrocínio. Não tenho dúvida de que o programa é um sucesso e tem um impacto muito bacana na vida dos atletas”, declarou.

Atletas do Badminton, Donnians Lucas, de 15 anos, e Ygor Coelho de Oliveira, que disputou os Jogos do Rio aos 19, explicam bem esse impacto. “A questão financeira da família melhora, principalmente para quem não tem estrutura”, diz Donnians. Carioca, Ygor disse que foi graças ao Bolsa Atleta que pôde morar três meses na Dinamarca e hoje pode treinar em Campinas. “Ajuda na minha alimentação, na estadia. Sem a bolsa, acho que não estaria nas Olimpíadas. Não conseguiria ser um atleta de alto rendimento”, concluiu.

Equipe Casa Brasil