Você está aqui: Página Inicial / Gestão do Legado / VLT

VLT

Cidade Olímpica

Em construção para transformar o trânsito do Rio de Janeiro, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) contará com seis linhas e capacidade para 450 passageiros. O moderno transporte integrará diversos modais na região, como BRT, trens, ônibus, metrô, barcas e o teleférico da Providência, com 30 quilômetros de extensão. A previsão é que duas linhas estejam em funcionamento até 2014 e outras quatro até 2015. Até os Jogos Olímpicos de 2016, todo o trajeto estará em operação.

Ao todo, serão 42 estações, com paradas principais na Rodoviária Novo Rio, na Central do Brasil, no aeroporto Santos Dumont e na estação das barcas da Praça XV. A expectativa é que o VLT reduza e otimize o fluxo de carros e ônibus na região. Além disso, outro grande benefício será a reurbanização de áreas antes degradadas no Centro do Rio. Um antigo túnel no Morro da Providência também será revitalizado para ser usado exclusivamente pelo novo bonde.

A primeira linha-teste interligará a futura Vila de Mídia, a Rodoviária Novo Rio e o bairro do Santo Cristo. Depois, uma segunda linha partirá do Campo de Santana, passando pela rua 7 de Setembro, até a estação das barcas. O VLT será equipado com ar-condicionado e terá venda de bilhetes no interior das estações.

Fonte: Cidade Olímpica