Você está aqui: Página Inicial / Gestão do Legado / Morar Carioca

Morar Carioca

Ambicioso, o projeto Morar Carioca foi criado em 2010 e tem como objetivo revolucionar as favelas do Rio de Janeiro. Desenvolvido com um conceito baseado na integração social, o Morar Carioca prevê a reurbanização de todas as favelas da capital fluminense até 2020. Além de introduzir novas unidades habitacionais, o projeto também prevê melhorias na infraestrutura das comunidades, com ações que envolvem paisagismo, áreas de lazer e equipamentos educacionais.

Cidade Olímpica

Cidade Olímpica#O projeto Morar Carioca pretende reurbanizar todas as favelas do Rio de Janeiro até 2020

O projeto Morar Carioca pretende reurbanizar todas as favelas do Rio de Janeiro até 2020

O investimento total no Morar Carioca é de R$ 8 bilhões, e o projeto já atinge 55 comunidades no Rio de Janeiro. As primeiras áreas a receberem o Morar Carioca foram os morros Chapéu Mangueira e Babilônia, na Zona Sul do Rio. Os apartamentos contemplados pelo projeto são feitos de estrutura metálica reciclada e possuem sistema para reutilizar a água da chuva, com esgotos tratados e medidores individuais de água.

Assim como na maioria dos projetos de legado dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos de 2016, a sustentabilidade é palavra-chave do Morar Carioca. O projeto utiliza materiais que não impermeabilizam o solo, e toda a iluminação das comunidades será substituída por lâmpadas de LED. Haverá também a implantação da coleta seletiva do lixo e a utilização da energia solar.

Fonte: Cidade Olímpica