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Geral

31/08/2016 17h43

Ministério do Turismo lança guia para atender bem aos turistas com deficiência

Estabelecimentos turísticos receberão 35 mil exemplares do guia antes dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, que começam em 7/9

A uma semana do início dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Ministério do Turismo lançou nesta quarta-feira (31/8), na Casa Brasil, no centro do Rio de Janeiro, um guia para atender bem aos turistas com deficiência. Com 35 mil exemplares sendo distribuídos em estabelecimentos turísticos, o guia oferece informações e recomendações para reduzir barreiras e promover a acessibilidade das pessoas com deficiência que viajam pelo Brasil.

“É necessário conscientizar as pessoas de como elas devem se comportar em relação ao turista com deficiência. Esse guia é um convite para olharem as pessoas com deficiência com atenção”, disse o secretário nacional interino de Qualificação e Promoção do Turismo, Hercy Rodrigues. Durante o lançamento, o Secretário destacou que a iniciativa ajuda a mostrar que o turismo é para todos.

Também participaram do evento a Secretária Especial da Pessoa com Deficiência, Rosinha da Adefal, o Secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Félix, e o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Flávio de Souza. “Essa iniciativa contribui para que todos entendam que somos pessoas com deficiência mas também somos consumidores”, elogiou a secretária Rosinha.

Segundo o secretário Hercy Rodrigues, a intenção do Ministério é auxiliar e valorizar pessoas com deficiência, dando a elas condições de transitar e fazer turismo da melhor maneira possível. "Vamos distribuir os guias para todos aqueles que recebem e dão apoio aos turistas”, afirmou.

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parson, saudou o lançamento do guia com Dicas para Atender Bem aos Turistas com Deficiência às vésperas dos Jogos Paralímpicos. “Os Jogos no Rio oferecem uma oportunidade ímpar para valorizar essa ação, tão importante para pessoas com deficiência”, disse Parson.

 

As dicas

Ilustrado e colorido, o guia que está sendo distribuído pelo Ministério do Turismo orienta estabelecimentos turísticos sobre os exemplos de deficiência, explicando aspectos que facilitem a comunicação com deficientes auditivos, visuais, surdoscegos e aqueles com deficiência física ou intelectual/mental. Além disso, traz dicas para facilitar a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, como pessoas idosas, por exemplo. “Para cada deficiência, há uma especificidade no atendimento para podermos incluir a pessoa”, diz o guia.

Há dicas de segurança para que funcionários de estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e hotéis estejam preparados para proceder de forma correta em situações de emergência, como informar aos deficientes auditivos ao soar um alarme de emergência, entre outras.

A íntegra do guia pode ser acessada no endereço: http://www.turismo.gov.br/images/pdf/dicas_para_atender_bem_o_turista_com_deficiencia.pdf

Equipe Casa Brasil