Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Casa Brasil / Meio milhão de visitantes na Casa Brasil

Geral

17/09/2016 11h24

Sucesso de público

Meio milhão de visitantes na Casa Brasil

Espaço de promoção do país montado para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos continua aberto até domingo (18)

A Casa Brasil bateu a marca de 500 mil visitantes nesta sexta-feira (16), atraídos pelas exposições, eventos, gastronomia típica e shows musicais dos principais ritmos brasileiros. O espaço foi montado pelo Governo Federal durante o período de realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos (4 de agosto a 18 de setembro) para promoção da cultura, dos atrativos e das oportunidades no país.

Foto: Divulgação
Visitante 500 mil foi homenageado durante o show de choro de jovens músicos da escola de música da Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense Foto: Divulgação

O visitante número 500 mil da casa foi homenageado durante o show de choro de jovens músicos da escola de música da Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense. O arquivista Carlos Alberto Pereira Simões, 53 anos, foi pego de surpresa ao ter o nome anunciado no palco e recebeu de presente kits dos expositores da Casa Brasil.

Carlos mora na Lapa, bairro próximo da Zona Portuária, onde está a Casa Brasil e frequenta o espaço diariamente desde o início dos Jogos Olímpicos. "Vi todos os shows. Está tudo muito bonito, e os temas das exposições bem distribuídos em relação ao que o Brasil tem para mostrar", comentou o arquivista.

A Casa Brasil já foi ponto de referência do Brasil em grandes eventos mundiais, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos em outros países. Durante a Rio 2016, o local escolhido para abrigar a Casa foi o Píer Mauá, uma área emblemática da capital fluminense devido às obras de revitalização do Porto Maravilha. O local de grande valor histórico para o Rio passou décadas marginalizado e, com a realização dos Jogos Olímpicos, voltou a ser um dos cartões postais da cidade, com intensa atividade cultural e movimentação de visitantes.

Foto: Rafael Azeredo / Casa Brasil

"Disseram que era um risco montar a Casa Brasil nesse espaço. Havia muita desconfiança de que as obras de melhorias da região não ficariam prontas a tempo. Mas nós acreditamos no projeto desde o início e o resultado não poderia ser melhor. A marca de 500 mil visitantes é a coroação de meses de trabalho e planejamento", avalia Jun Yamamoto, porta-voz da Casa Brasil. "Cumprimos nossa missão de ser a vitrine do país para o mundo. E o mundo gostou do que viu", acrescentou.

Entre as atrações permanentes da Casa, está o Foz do Iguaçu Experience – uma simulação de como é estar nas Cataratas do Iguaçu. Já no espaço experimentando diferenças é possível praticar esportes paralímpicos e conhecer mais sobre modalidades para pessoas com deficiência. Há ainda área para apresentação e degustação de cafés especiais produzidos no país e espaços temáticos voltados ao bem estar e à acessibilidade. A cultura do Nordeste e das festas de São João é retratada no espaço Brasil Junino e nos shows de trios que compõe a programação de eventos da Casa.

Satisfação com os eventos

Pesquisa do Ministério do Turismo mostra que 90,5% dos turistas estrangeiros que vieram ao país entre 8 e 13 de setembro têm intenção de voltar. Além disso, para 87,8% deles a viagem atendeu ou superou as expectativas.

Equipe Casa Brasil