Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Casa Brasil / Homenagem a Vinicius em noite de história e canções

Geral

26/08/2016 17h04

CASA BRASIL

Homenagem a Vinicius em noite de história e canções

Show com Wanda Sá, Carlinhos Lyra e Quarteto em Cy emocionou o público na noite dessa quinta-feira (25) na Casa Brasil

Um encontro de amigos para homenagear aquele que foi o "mais especial dos amigos" e um dos maiores poetas brasileiros, Vinicius de Moraes. O show Para Sempre Vinicius, com Carlinhos Lyra, Wanda Sá e do Quarteto em Cy, realizado na noite dessa quinta-feira (25), na Casa Brasil, encantou o público com histórias e canções do querido Poetinha, que é a cara do Rio de Janeiro e a alma do Brasil.

Wanda Sá abriu o show cantando Garota de Ipanema. O repertório privilegiou músicas que Vinicius compôs com outros músicos e algumas das composições exclusivas do poeta, como Medo de amar. "Vinícius gostava muito das palavras, mas poucas pessoas lembram que ele era também um excelente músico. Era uma pessoa muito presente em nossas vidas. Sua casa estava sempre em festa, o lugar aonde iam surgindo as canções mais lindas e as parcerias mais importantes da música brasileira. Escolhi músicas feitas em alguns desses encontros com Baden Powell, Tom Jobim e do Vinicius com ele mesmo", contou Wanda.

Parceiro de composições como Primavera e Minha Namorada, Carlinhos Lyra exaltou o espírito apaixonado de Vinicius de Moraes em canções que foram acompanhadas pelo público presente no Armazém 2 da Casa Brasil. As histórias contadas por Lyra divertiram e emocionaram tanto quanto as músicas tocadas.

O Quarteto em Cy, que foi apadrinhado no início da carreira por Vinicius e Carlinhos Lyra, se apresentou com sua nova formação, composta por Cynara, Corina, Cyva e Keyla. "Vinicius foi o responsável pela criação de nosso nome artístico. Éramos quatro irmãs chamadas Cyva, Cynara, Cybele e Cylene. Carinhosamente, ele pegou a primeira sílaba dos nossos nomes e apelidou o grupo, que este ano completa 52 anos de carreira. Cantar hoje, ao lado de amigos, neste espaço lindo que é a Casa Brasil, nos enche de alegria", destacou Cyva.

Cynara também relembrou o papel de Vinícius na história do Quarteto em Cy e sobre a importância de a programação especial da Casa Brasil resgatar sua obra na voz de alguns de seus amigos. "Hoje tivemos a felicidade de cantar o poeta. A Casa Brasil está representando o que há de melhor e de mais forte na arte brasileira, de um período muito bonito da música e da cena cultural carioca".

Música na Casa

A homenagem ao Poeta enterneceu o público que visitava a Casa Brasil pela primeira vez, como Denise Buzzato, voluntária durante os Jogos Olímpicos. "Trabalhando nas Olimpíadas, ainda não havia tido tempo para conhecer as instalações da Casa. Simplesmente amei o lugar, que é lindo. Ouvir Vinicius aqui é o desejo de todo brasileiro. Fiquei muito feliz por essa oportunidade", destacou.


Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura