Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Casa Brasil / Futebol, música clássica, samba e Jovem Guarda na Casa Brasil

Geral

13/09/2016 16h31

Programação cultural

Futebol, música clássica, samba e Jovem Guarda na Casa Brasil

Entre os destaques da semana, projeção de filmes do Canal 100 e shows da Orquestra Petrobras Sinfônica, Monarco e Nei Lopes e Jerry Adriani

Samba e choro
Grupo Samba e Choro da AMC Foto: Divulgação

A última semana de eventos na Casa Brasil no Boulevard Olímpico da Praça Mauá promete boas atrações. De 12 a 14 haverá projeção de filmes do Canal 100, relembrando os anos de glória do futebol brasileiro. Dia 15, está programada uma apresentação do quinteto de sopros da Orquestra Petrobras Sinfônica. Já no dia 16, entram em cena os jovens da escola de música AMC, também patrocinada pela Petrobras. Dia 17, Monarco e Nei Lopes cantam clássicos do samba e, encerrando a programação, Jerry Adriani com o melhor da Jovem Guarda.

Época de ouro do futebol
O cinejornal Canal 100 marcou época entre as décadas de 60 e 80, registando os eventos esportivos, principalmente o futebol. Agora, o público terá a oportunidade de reviver a emoção de grandes partidas, por meio de 10 curta-metragens com depoimentos de craques e cenas restauradas. "Depois de mais de dois anos de pesquisa, tínhamos todo o acervo preparado, mas faltava o testemunho de quem estava lá", disse Alexandre Niemeyer, filho de Carlos Niemeyer, o criador do Canal 100.

Música clássica
Os músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica já se apresentaram na Casa Brasil, no dia 16/08, com um repertório de rock orquestrado que agradou imensamente o público. Dessa vez, voltam no dia 15/09 com o quinteto de sopros na expectativa de fazer mais um grande show. "Amamos a Casa Brasil! Depois que a gente acabou a apresentação, já ficamos pensando em tocar lá de novo. Agora, voltamos para nossas raízes mais clássicas, com músicas de Rossini, Edino Krieger, Julio Medaglia e Verdi", adianta Mateus Simões, diretor executivo da orquestra.

Mestres da música brasileira
Os jovens da escola de música AMC (Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense) mostram seu talento no palco da Casa Brasil no dia 16/09. No repertório, clássicos de mestres da música brasileira, como Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolim e Candeia. "Adoramos fazer a apresentação na Casa Brasil no dia 15/08. Vai ser ótimo mostrar de novo o trabalho da garotada. Tendo oportunidade, os jovens são capazes de tudo", ressalta Lena, diretora da escola.

Samba no pé
A Casa Brasil se rende ao samba no dia 17/09. No palco, os bambas Nei Lopes, cantando clássicos da escola de samba Salgueiro, e Monarco, relembrando o próprio repertório. "Já nos apresentamos na Casa Brasil, no dia 06/08, e estamos tendo oportunidade de voltar. Todo esse espaço revitalizado do Porto é muito bonito, é uma nova orla que se criou, e a Casa Brasil é muito interessante", elogia Nei Lopes.

Revivendo a jovem guarda
Encerrando a programação, dia 18, Jerry Adriani e Trio, com canções da Jovem Guarda. "Vou cantar sucessos que não podem faltar, como Querida, Ninguém poderá julgar-me e Olhos Feiticeiros, entre outros. Todas essas mudanças na área do Porto abriram uma nova perspectiva, quanto mais espaços para mostrarmos o trabalho, melhor. As pessoas têm realmente que prestigiar, faz bem para o Rio de Janeiro", completa.

Serviço
Horário: a partir das 19h
Entrada gratuita
Casa Brasil
Endereço: Avenida Rodrigues Alves 10 – Armazém 2 – Boulevard Olímpico – Praça Mauá