Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Casa Brasil / Esgrimista Guilherme Murray é homenageado pelo fair play

Geral

15/08/2016 11h52

Casa Brasil

Esgrimista Guilherme Murray é homenageado pelo fair play

Jovem atleta recebe diploma por ter devolvido ponto marcado a seu favor em competição internacional

Foto: Ministério do Esporte
Foto: Divulgação / Ministério do Esporte

Muitos atletas conquistam medalhas por seus resultados esportivos. Já o paulista Guilherme Murray, de apenas 14 anos, mereceu uma conquista ainda mais digna de aplausos, por um ato feito quando tinha 12 anos. O esgrimista recebeu das mãos do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, o Diploma Internacional de Fair Play. O reconhecimento veio neste domingo, na Casa Brasil, por ele ter alertado o árbitro sobre um erro que lhe daria uma vitória no Campeonato Panamericano de Esgrima, em Aruba, no Caribe.

Guilherme lutava contra o peruano Felipe Scaccabarozzi pelas oitavas de final quando foi assinalado um golpe de sua espada contra o adversário. Com a anulação do golpe, o brasileiro foi eliminado e saiu ovacionado pelo público. O gesto foi reconhecido pelo Comitê Internacional para o Fair Play (CIFP, na sigla em inglês), órgão do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Guilherme disse que às vezes é reconhecido na rua, mas que no universo da esgrima é comum que os atletas apontem equívocos como ele fez. "É bem raro de alguém não dizer, mas isso foi tomado como uma coisa fora do comum", declarou com a modéstia que manteve desde a competição, dois anos atrás.

Foto: Ministério do EsporteO ministro Picciani afirmou que é mais importante exaltar os bons exemplos para que outros se inspirem a seguir a direção, principalmente durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. "O Guilherme não venceu aquela disputa, mas provou ter alma de verdadeiro campeão. Ele já deu um grande passo com a sua firmeza de caráter", disse.

Participaram também da cerimônia o presidente do CIFP, Jenno Kamutti, o membro da Federação Internacional de Esgrima Sunil Sabharwal e o pai de Guilherme, Alberto Murray Neto.

Equipe Casa Brasil