Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Casa Brasil / Conheça a Casa Brasil

Conheça a Casa Brasil

Projetada para ser a vitrine do país durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Casa Brasil reúne, num só lugar, cultura, turismo, esporte, negócios e muito mais. Viver uma experiência interativa de estar nas Cataratas do Iguaçu, sentir as emoções semelhantes àquelas dos atletas paralímpicos ou conhecer de perto as modalidades esportivas e até os medalhistas do Time Brasil, ou ainda os produtos brasileiros exportados e os investimentos estrangeiros realizados no país por meio de experiências sensoriais, são apenas algumas das atrações da Casa Brasil.

Com entrada gratuita, a Casa Brasil contará com uma programação ao longo de 45 dias de atividades entre shows e eventos culturais, programas de saúde e bem-estar, conferências internacionais, encontros de negócios, seminários, além das atrações permanentes.

Localizada no Píer Mauá, no centro do Rio de Janeiro, a Casa oferece ao público um espaço interativo com programação diária diversificada. A estrutura conta com auditórios, lounge, varanda, palco e sala de imprensa. Há ainda espaço para degustações e experiências gastronômicas, que revelam o paladar brasileiro.

A Casa Brasil já foi ponto de referência do país em grandes eventos mundiais, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos em outros países. Nos Jogos Rio 2016, a Casa traz um conceito inovador, rico em experiências sensoriais e tecnologias audiovisuais de ponta. O projeto arquitetônico também é envolvente e sua concepção leva o visitante a uma viagem pelas diferentes regiões do país.

Na Casa, o Brasil está representado pela diversidade artística e cultural, destinos turísticos, excelência esportiva, legado olímpico, oportunidades de negócios e investimentos, além de algumas das principais políticas públicas de igualdade, inclusão, sustentabilidade e meio ambiente.

Período de funcionamento:
De 4 de agosto a 18 de setembro. Entrada gratuita.

Horário de funcionamento:

Visitação
Período Olímpico - 4 a 21 de agosto – 10h às 20h
Período entre jogos - 22 de agosto a 6 de setembro – 14h às 20h
Período Paralímpico - 7 a 18 de setembro – 10h às 20h

Apresentações culturais
Período Olímpico - 4 a 21 de agosto – 19h às 22h
Período Paralímpico - 7 a 18 de setembro – 19h às 22h

Localização:
Pier Mauá, armazéns 1 e 2

Acessibilidade:
Ambiente adequado aos requisitos de acessibilidade

Estacionamento:
Não há

Acesso:
A pé ou por VLT (recomendamos consultar os canais de comunicação da Prefeitura Municipal sobre eventuais fechamentos de vias)

 

O Boulevard Olímpico

 

A Casa Brasil também está na rota do Boulevard Olímpico organizado pela Prefeitura do Rio, que possui 3 km de extensão e muitas atrações culturais e esportivas pelo caminho. A Casa está no Polo do Amanhã, na Praça Mauá, último ponto de encontro do Boulevard, onde acontece a transmissão simultânea dos Jogos em telões espalhados pelo píer diariamente, além de shows da nova geração da música brasileira. O polo conta ainda com a Fonte de Inspiração que projeta na água imagens emocionantes dos Jogos e um show de fogos para fechar o espetáculo com chave de ouro todas as noites.

O Píer Mauá

 

O Píer Mauá, local escolhido para abrigar a Casa Brasil durante os Jogos Rio 2016, fica na revitalizada região portuária do Rio de Janeiro, área reinventada a partir das obras do Porto Maravilha.

Construído na década de 1940 e palco de grandes eventos nacionais e internacionais, o Píer fica ao lado do Museu do Amanhã. A Casa Brasil ocupa quase dois de seus Armazéns e conta com 12.500 m2 de área interna e externa.

Píer Mauá. Foto: Cidade Olímpica

A acessibilidade na Casa Brasil é garantida para todos os públicos e a localização é estratégica. O Pier Mauá está situado a apenas dois quilômetros do Aeroporto Santos Dumont e a 11 quilômetros do Aeroporto Internacional Tom Jobim, ambos com acesso por vias expressas. Os principais pontos turísticos da cidade distam menos de 10 quilômetros do local: Maracanã (5 km), Corcovado (7 km), Pão de Açúcar (6 km) e Copacabana (8 km).

» Confira as principais linhas de transporte que chegam à Casa Brasil