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11/08/2016 23h17

BRINDE AO BRASIL

“Cheers for Brasil”: um brinde à produção nacional de vinhos

As vinícolas Casa Valduga, Domno, Lidio Carraro, Goes, ViniBrasil e Salton participaram do evento de degustação que reuniu mais de 300 pessoas na Casa Brasil

A Casa Brasil foi palco de mais um importante evento de negócios para promover as empresas do país. Desta vez, a ideia foi potencializar a imagem dos vinhos brasileiros nos mercados nacional e internacional. O "Cheers for Brasil" foi promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Vinhas - Foto: Diego Campos / Casa Brasil
Foto: Diego Campos / Casa Brasil

O Vice-Presidente Sênior de Marketing e Vendas da Churrascaria Fogo de Chão, nos Estados Unidos, Andrew Feldmann, ressaltou as oportunidades para o vinho brasileiro no mercado daquele país, especialmente pela curiosidade dos consumidores. "O consumidor americano é aventureiro, gosta de experimentar, de explorar. Eles estão sempre animados para conhecer novas variedades, novas misturas e novas regiões. Como estamos levando a eles o autêntico churrasco, os vinhos brasileiros são uma combinação perfeita", apontou.

O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, destacou o investimento na qualidade dos vinhos nacionais, premiados internacionalmente. "Com a abertura do mercado para a importação de vinhos, o Brasil precisou melhorar a qualidade, principalmente em relação aos vinhedos, novas regiões produtoras, e por que não buscar também novas variedades, novos clones que se adaptavam melhor as condições locais para se tornar competitivo? Isso trouxe pro vinho brasileiro um reconhecimento com premiações em nível nacional e internacional", afirmou.

Para Juliana Gonçalves, sommelière da vinícola Lídio Carraro, essa nova imagem dos vinhos nacionais reflete-se no aumento da competitividade e em novas formas de consumo. "Estamos em condições de competir com os vinhos estrangeiros, especialmente os espumantes brasileiros super premiados lá fora. Os consumidores já estão inclusive consumindo o vinho espumante brasileiro na praia e na piscina", comemorou.

Outro ponto de destaque é a abrangência da produção nacional. Atualmente, o Brasil possui seis principais regiões produtoras: Serra Gaúcha, Serra do Sudeste, Campanha, Campos de Cima da Serra e Planalto Catarinense, na região sul, e Vale do São Francisco, em Pernambuco.

Paulo Roberto, representante da vinícola Santa Maria, ressaltou que atuar no nordeste foi uma escolha, pois viu na região um diferencial. "Fazemos parte de um grupo português, viemos conhecer o Brasil e nos levaram ao sul. Lá provamos um vinho do nordeste e gostamos, fomos então conhecer a região e era uma área bem grande, o que nos chamou bastante a atenção", destacou.

E ainda há muito espaço para o vinho nacional crescer no mercado. Dados do Ibravin revelam que o consumo anual do brasileiro é de 1,8 litros de vinho por habitante, volume muito abaixo de países como Uruguai, com 20,4 litros per capita, ou a Argentina, com 24 litros. O país é ainda o sexto maior produtor de vinhos do hemisfério sul, e ocupa a décima quinta posição em volume entre os produtores mundiais.

Equipe Casa Brasil